Custo Histórico (Contabilidade)

O que é o Custo Histórico: O Custo Histórico é uma bases de mensuração de ativos possíveis de utilizar de acordo com os normativos contabilísticos baseado nas…

O que é o Custo Histórico

O Custo Histórico é uma bases de mensuração de ativos e passivos, possíveis de utilizar de acordo com os normativos contabilísticos baseado nas Normas Internacionais de Contabilidade. De acordo com esta base de mensuração, os ativos são contabilizados pelo valor pago com caixa ou seus equivalentes ou pelo justo valor de outraCusto Histórico retribuição que tenha sido dada para adquirir o ativo no momento da sua compra ou construção ou ainda, quando aplicável, pelo valor atribuído a um ativo no seu reconhecimento inicial. No caso dos passivos, estes são contabilizados pelos valores de caixa e seus equivalentes a serem pagos ou pelo justo valor de outra retribuição a ser entregue para liquidar a obrigação.

Em épocas de inflação, a mensuração é muito contestada pois os ativos não monetários assim mensurados ficam rapidamente subavaliados. Acontece o mesmo acontece com alguns custos associados a ativos, nomeadamente os custos das vendas e as apreciações e depreciações. Tal retira alguma da relevância ao Balanço e à Demonstração de Resultados. Tem contudo a vantagem de ser objetivo, facilmente verificável e está mais imune a qualquer tipo de manipulação.

310 Visualizações 1 Total
310 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.