Demonstração de Resultados

Conceito de Demonstração de Resultados: A Demonstração de Resultados é mapa que mostra a forma como se atingiram os resultados num determinado período (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Demonstração de Resultados

A Demonstração de Resultados consiste num mapa contabilístico onde é efectuado o resumo do resultado obtido pela empresa durante o período a que este diz respeito. Se este resultado for positivo, a empresa verá a sua riqueza aumentar; se for negativo, então a empresa verá a sua riqueza diminuir. Este mapa constitui, portanto, um meio para analisar qual a variação da riqueza da empresa num determinado período de tempo e quais as razões dessa mesma variação. Por outras palavras, a Demonstração de Resultados explica quais as razões para a variação ocorrida no valor patrimonial da empresa reflectida no Balanço.

A variação da riqueza da empresa é proveniente, na sua maioria, da diferença entre os seus proveitos e os seus custos ligadas à exploração. Além da actividade de exploração, a variação da riqueza da empresa pode também ser originada por proveitos e por custos de ordem financeira e de ordem extraordinária. Se os seus proveitos forem superiores aos seus custos, o resultado da empresa será naturalmente positivo e a empresa verá a sua riqueza aumentar. Na situação inversa, a empresa verá a sua riqueza diminuir.

Componentes da Demonstração de Resultados

Como vimos, a Demonstração de Resultados consiste num mapa onde é efectuado o resumo dos proveitos e dos custos. Quer os proveitos, quer os custos podem ser decompostos em diversas rubricas, as quais analisaremos de seguida.

Rendimentos: Representa todos os proveitos e ganhos da empresa, ou seja todas as operações que são susceptíveis de originar benefícios económicos presentes ou futuros para a empresa, incluindo:

  • Vendas e Serviços Prestados: esta é sem dúvida a principal rubrica dos proveitos. Representa as vendas de mercadorias e de produtos acabados e facturação relativa aos serviços prestados pela empresa a terceiros.
  • Variação no Inventários da Produção: nas empresas industriais, é acrescentado valor através da transformação das matérias-primas. Desta forma, um aumento do produto acabado em stock constitui, por si só, um acréscimo de proveitos, enquanto uma redução desse stock constitui um decréscimo.
  • Juros e Rendimentos Similares: diz respeito a juros recebidos por depósitos e outras aplicações financeiras, entre outros ganhos de âmbito financeiro.

Gastos: Representa todos os custos e perdas da empresa, ou seja todas as operações que são susceptíveis de originar perdas económicas presentes ou futuros para a empresa, incluindo:

  • Custos com mercadorias e matérias-primas: nas empresas comerciais e industriais este tipo de custos constitui um dos mais importantes e diz respeito ao consumo de matérias-primas e subsidiárias para transformação e ao custo das mercadorias vendidas;
  • Custos com fornecimentos e serviços prestados por terceiros: conjunto de custos relacionados com fornecimentos e aquisição de serviços, entre os quais a energia, subcontratações, trabalhos especializados, honorários, consumíveis de escritório, seguros, rendas, alugueres e muitos outros.
  • Gastos com o pessoal: diz respeito a todos os custos relacionados com o pessoal, incluindo custos com salários e subsídios, segurança social, custos de formação profissional, seguros de acidentes de trabalhos, entre outros.
  • Imparidades (Amortizações) e ajustamentos do exercício: tipo de custos associados ao desgaste dos equipamentos e outros imobilizados e à desvalorização potencial ou efectiva de outros activos, nomeadamente dívidas de terceiros, activos financeiros e existências; pela sua natureza, este tipo de custos não representa uma saída monetária.
3398 Visualizações 2 Total
3398 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.