Summertime (canção)

Breve apresentação da canção Summertime, escrita pelo compositor norte-americano George Gershwin para a ópera «Porgy and Bess», estreada em 1935.

Apresentação

«Summertime» é uma ária de George Gershwin, escrita em 1934 para a sua ópera de 1935, «Porgy and Bess». As letras são da autoria de Dubose Heyward, autor da obra em que se baseia a própria ópera, «Porgy». Não obstante, de acordo com a American Society of Composers, Authors and Publishers, Ira Gershwin é também considerado responsável pela letra, dado que ambos escreveram o libreto da ópera.

«Summertime» é considerada uma das melhores canções de Gershwin, recordada pela mistura brilhante de elementos jazzísticos e do estilo das canções dos negros do sul. A canção, que depressa se tornou popular, foi gravada vezes sem conta como um jazz standard.

Porgy and Bess

George Gershwin concebeu «Porgy and Bess» como uma ópera folclórica Americana. Fiel a esse propósito, «Summertime» começou a ser escrita como um espiritual inserido no estilo da música popular afro-americana desse período.

O compositor estava, no entanto, decidido a não utilizar material já existente porque queria que a música parecesse uma obra única, daí ter optado por compor de raiz. Ainda assim, Gershwin compôs com sucesso uma canção de carácter popular, reforçada pelo uso  da escala pentatónica, dentro da tonalidade de lá menor, e pela lenta progressão harmónica que sugere os “blues”. Foram estes factores que tornaram «Summertime» num standard de jazz, gravado repetidamente em vários tempos e estilos.

A canção surge várias vezes ao longo da ópera, que acompanha as tentativas de Porgy, um mendigo com uma deficiência física, para libertar Bess de Crown, o seu amante violento e possessivo, e de Sportin’Life, o seu traficante de droga.

Outras versões

«Summertime» foi gravado por mais de 33 000 grupos e artistas solo. Entre o enorme número de versões da canção, destacam-se, entre outras, as de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sam Cooke, Al Martino, The Marcels, Rick Nelson, Chris Columbo Quintet, The Zombies, Billy Stewart, Janis Joplin com The Big Brother and the Holding Company, Lynda Carter e Annie Lenox.

748 Visualizações 1 Total
748 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.