Saltério

Breve desenvolvimento do instrumento musical de cordas saltério.

Conceito

O saltério é, de acordo com a classificação de instrumentos Hornbostel-Sachs, um cordofone, geralmente pulsado ou beliscado, à semelhança da harpa, cuja origem remonta a cerca de 300 a.C, altura em que era utilizado no acompanhamento de salmos.

Na Idade Média, o instrumento foi largamente registado em manuscritos e pinturas por toda a Europa. Embora variáveis em forma e número de cordas, o saltério medieval tinha a forma de um trapézio e era tocado horizontalmente sobre uma caixa de ressonância, com o auxílio dos dedos ou de plectros.

O saltério foi muito popular até ao século XV, época em que uma grande variedade de instrumentos derivado deste começa a espalhar-se pela Europa, sob diferentes designações. Alguns serviam-se de varetas com a extremidade em forma de colher, com as quais se percutiam as cordas; outros eram dotados de teclado, razão pela qual se acredita que o saltério está na origem dos instrumentos que deram, depois, lugar ao piano.

Tendo começado a cair em desuso, despertou o interesse de alguns compositores já no século XVIII – Vivaldi e Jommelli, por exemplo – mas desapareceu do cenário musical ainda antes da viragem do século. Actualmente, ainda é utilizado em algumas regiões europeias, na música folk.

saltério

510 Visualizações 1 Total
510 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.