Dave Grohl é o atual líder da banda Foo Fighters e o ex baterista dos Nirvana, tendo passado também por bandas como os Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures.
Músico, cantor e compositor. David Eric Grohl nasceu a 14 de janeiro de 1969, em Warren, Ohio. Primeiro como baterista dos Nirvana e depois como líder dos Foo Fighters, Dave Grohl tornou-se uma das principais figuras do rock. Mudou-se de Ohio para Virgínia quando tinha três anos. Filho de um jornalista e professor de inglês, ele morava com a mãe e a irmã mais velha, Lisa, depois dos seus pais se divorciaram quando tinha seis anos.
O interesse de Grohl pela música surgiu cedo. Começou a tocar guitarra desde cedo e com dez anos, Grohl formou a H. G. Hancock Band com um amigo. Pouco tempo depois, ele foi apresentado ao punk rock por um dos seus primos. Mas tarde ele juntou-se a uma banda em Washington, D.C., os Scream. Grohl apareceu em três dos álbuns do grupo e viajou várias vezes com eles.
Nirvana
Durante uma tour, Grohl encontrou membros da banda Melvins, uma banda de punk e foi nos bastidores de um concerto dos Melvins que Grohl viu Kurt Cobain e Krist Novaselic dos Nirvana pela primeira vez. Grohl não falou com os seus futuros companheiros de banda naquela noite. Mas graças a Buzz Osbourne dos Melvins, Dave fez audições para os Nirvana no final desse ano. Grohl viajou para Seattle, com a esperança de se tornar o novo baterista dos Nirvana. Assim que ele tocou para eles pela primeira vez, Cobain e Novoselic achavam que ele seria perfeito para sua banda.
Depois de se juntar ao grupo, Grohl viveu com Cobain por uns tempo. Em breve, as principais produtoras interessaram-se pelos Nirvana, oferecendo contratos com grandes avanços. Eles acabaram a assinar com a Geffen Records. O primeiro lançamento com eles, foi o álbum Nevermind em 1991, que se tornou um grande sucesso, conduzido em parte pelo single “Smells Like Teen Spirit”.
As pressões que acompanharam todo o sucesso da banda pesaram fortemente sobre o grupo, especialmente em Cobain, que se afundou no abuso de drogas. O relacionamento de Cobain com a cantora Courtney Love também colocou uma pressão sobre os relacionamentos da banda. Fora da banda, Grohl juntou um projeto a solo, gravando algumas faixas para uma versão única em cassete chamada Pocketwatch.
A banda criou mais um álbum de estúdio, In Utero (1994). A revista Rolling Stone chamou-o de “brilhante, corrosivo, enfurecido e pensativo, uma maioria deles tudo de uma vez”. Enquanto Cobain tratava das letras, Novoselic e Grohl ajudaram a escrever a música “Scentless Apprentice”. No entanto Cobain estava cada vez mais distante e tornou-se mais depressivo. Cobain tentou o suicídio com excesso de drogas em março de 1994, em Roma, durante uma pausa durante a turnê europeia da banda. Em 6 de abril de 1994, Cobain suicidou-se. Após a morte de Cobain, os restantes membros dos Nirvana ganharam o Grammy Award pela sua gravação ao vivo na MTV, chamado Unplugged em Nova York (1994).
Foo Fighters
Depois dos Nirvana, Grohl formou os Foo Fighters. Inicialmente, ele era praticamente a banda inteira tocando a maioria dos instrumentos, cantando os vocais e usando músicas que ele tinha escrito enquanto ainda estava com os Nirvana. A gravação do primeiro álbum ganhou opiniões positivas e gerou dois sucessos de rock modernos, “This Is A Call” e “I’ll Stick Around”, bem como “Big Me”, que também foi um sucesso nas tabelas. Quando chegou a hora de fazer turnês, Grohl trouxe o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith (e o guitarrista Pat Smear (que fazia parte da turnê final dos Nirvana).
O primeiro álbum dos Foo Fighters como banda, The Color and the Shape, saiu em 1997. Por esse tempo, Goldsmith desistiu e foi substituído por Taylor Hawkins. O álbum chegou ao top dez das tabelas de álbuns e apresentou faixas como “Monkey Wrench”, “Everlong” e “My Hero”. Repetindo esse feito em 1999, com o álbum There Is Nothing Left to Lose, os Foo Fighters ganharam o seu primeiro Grammy de melhor álbum de Rock em 2000. O álbum teve um single separador em “Learn to Fly”, e o vídeo da música ganhou o Grammy de melhor videoclip em 2000.
Tal como todo o sucesso anterior os Foo Fighters vieram a crescer exponencialmente com todos os álbuns que se sucederam e arrecadaram imensos prémios.
Não é apenas com os Foo Fighters que Dave Grohl se ocupa. Em 2002, ele participou no álbum Songs for the Deaf da banda Queens of the Stone Age tocando bateria e fazendo alguns concertos.
Dave também participou no filme Tenacious D, a palheta do Destino e no clipe “Beelzeboss” da banda Tenacious D, formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demónio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.
Em 2004 ele lançou o Probot, projeto que reuniu grandes nomes do metal, e ídolos de Dave Grohl, como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros para gravar um álbum com o Probot, com onze faixas, lançado pela Southern Lord Records.
Fora da música, Grohl é um pai e um marido empenhado. Foi casado com a produtora de televisão Jordyn Blum em 2003. O casal teve o seu primeiro filho, uma menina chamada Violet, em 2006. Foi também casado com a fotógrafa Jennifer Youngblood entre 1994 e 1997.