Os Nirvana foram uma banda de Rock norte-americana formada pelo vocalista e guitarrista, Kurt Cobain, e pelo baixista Krist Novoselic. O grupo constituiu um dos maiores marcos na música rock, provocando uma forte transformação, sem precedentes, na forma como aquele estilo musical seria para sempre encarado. No entanto, e nos seus primórdios, os Nirvana, como todas as restantes bandas nos seus primeiros anos, eram apenas um pequeno grupo que lutava para conseguir um alinhamento estável e ganhar nome no mundo musical.
Formação do grupo
Em 1985, aquele que seria o representante-mor e a imagem de marca da banda, Kurt Cobain, conheceria o Krist Novoselic em Aberdeen, Washington. A química entre os dois seria quase instantânea à medida que partilhavam os seus gostos musicais e o seu grande amor pela banda de Punk-Metal, The Melvins. Com base num entusiasmo musical comum, o duo decidiria formar a banda e imediatamente procurariam por um baterista para completar o alinhamento. Vários músicos seriam convidados para fazer parte da banda no decorrer dos dois anos seguintes. A escolha final para a bateria assentaria em Chad Channing.
À medida que a banda começaria a dar os seus primeiros passos no processo criativo, o grupo assumiria uma diversidade de nomes (entre os quais “Stiff Woodies”, “Pen Cap Chew” e “Skid Row”), eventualmente assentando naquele que seria o seu nome definitivo: Nirvana.
Carreira discográfica
No decorrer do ano de 1988, os Nirvana acabariam por lançar uma série de demos, os quais acabariam por atrair a atenção da editora musical independente Sub Pop Records. O contrato seria assinado, e um ano depois, o primeiro álbum oficial da banda seria lançado. “Bleach” venderia um total de 35.000 cópias e, apesar de não ter sido um estrondoso sucesso comparativamente àquele que seria o restante catálogo da banda, “Bleach” acabaria por estabelecer e registar a propensão de Kurt Cobain para escrever músicas energéticas, imbuídas numa grande carga de revolta e raiva sobre discriminações sociais. O som de “Bleach” basear-se-ia, em grande medida, em influências de Hard Rock e Metal, discriminando melodias tipicamente mais apelativas e pop que as obras posteriores de Nirvana apresentariam, apesar da música «About A Girl» já indiciar uma apetência de Kurt Cobain para injectar melodias mais pop, fruto da sua paixão pelos The Beatles.
À medida que a banda entrava na década de noventa, as composições de Kurt Cobain continuariam a progredir e a inovar. Outro marco importante na história da banda viria a acontecer: Chad Channing sairia da banda para ser substituído por Dave Grohl, antigo baterista da banda Punk, Scream.
“Bleach” haveria captado a atenção e admiração de grupos musicais de renome como Sonic Youth, e as novas demos das sessões subsequentes acabariam por atrair a atenção das grandes editoras musicais. Como consequência, os Nirvana assinariam contrato com a David Geffen Company e, com Dave Grohl no alinhamento, o grupo gravaria o seu segundo álbum intitulado de “Nevermind”. Completamente fora dos planos e equações da banda, este álbum dispararia a banda para as luzes da ribalta, e consagraria os Nirvana como uma das bandas mais importantes de sempre na história do Rock.
Lançado em Setembro de 1991, “Nevermind” não teve sucesso imediato. Efectivamente, seria através da apresentação do seu primeiro single, «Smells Like Teen Spirit» que o êxito do álbum começaria a ser construído e, em Janeiro de 1992, o álbum já estava no topo de vendas. Numa altura em que a música pop e o chamado Hair Metal estavam na moda, os Nirvana apresentavam uma alternativa musical mais intensa, uma transformação a nível de cultura musical completamente abrupta, carregado por letras mais introspectivas e cáusticas. Marcaria o nascimento de uma espécie de subgénero do Rock, o Grunge. O álbum geraria quatro singles de enorme sucesso e catapultaria a banda para a fama e palcos mundiais e, subitamente, Kurt Cobain ver-se-ia considerado pela imprensa como a voz de uma geração.
Também em 1992, Kurt Cobain casar-se-ia com Courtney Love, principal vocalista da banda Hole, e juntos teriam uma filha, Frances Bean.
Apesar do êxito de vendas e sucesso da banda, Kurt Cobain encontrava-se num forte braço de ferro com o seu vício em heroína que já vinha antes de “Nevermind” e, como tal, não conseguia aproveitar totalmente a fase da banda. As questões sobre a sua saúde começaram a circular na opinião pública à medida que os Nirvana voltavam ao estúdio para gravar o seu terceiro álbum em 1993.
O inesperado “In Utero” mostrar-se-ia um álbum de mais difícil digestão e menos vocacionado para o grande público. No entanto, e a partir do talento de Kurt Cobain para construir composições e melodias captivantes, acabariam por conseguir transcender e ofuscar a aparente maior agressividade do álbum. Apesar de haver uma secção de fãs que ficariam mais desapontados por estarem à espera de uma nova versão de “Nevermind”, “In Utero” seria um sucesso entre os críticos e provaria ser um sucesso de vendas.
Já no fim de 1993, os Nirvana fariam uma parceria com a MTV para a gravação do registo Unplugged que era promovido por aquele canal de televisão, o qual se baseava numa actuação do repertório da banda num ambiente totalmente acústico. Pat Smear, ex-membro dos Germs, juntar-se-ia ao grupo para actuar em conjunto com a banda.
Kurt Cobain faria questão de se afastar do material mais popular da banda, apostando na apresentação de músicas menos conhecidas e covers dos seus heróis musicais, tais como David Bowie e Leadbelly. O programa televisivo, que posteriormente seria apresentado como um álbum musical autónomo, enfatizaria o olhar sombrio que Kobain tinha sobre a vida, mediante a apresentação das suas músicas de uma forma mais dramática e funerária.
Tragédia e desmembramento
No dia 8 de Abril de 1994, Kurt Cobain seria encontrado morto na sua casa em Seattle. A causa da morte seria dada como suicídio devido a um tiro de caçadeira na cabeça. De facto, não era a primeira vez que Cobain tinha tentado suicidar-se. Apesar disso, o seu falecimento seria um choque para toda a comunidade musical e para os fãs de Nirvana.
Em consequência, a banda terminaria imediatamente após este acontecimento. No entanto, o legado da banda permanece quase intocável, à medida que os maiores êxitos da banda ainda tocam na maior parte das rádios. São considerados como uma das bandas Alternativas com maior influência em todo o cenário musical, apesar do seu catálogo discográfico de apenas três álbuns. Venderam mais de 25 milhões de discos nos Estados Unidos da América e mais de 75 milhões de cópias em todo o mundo.
Grohl, Novoselic e a mulher de Kurt Cobain, Courtney Love lançaram uma série de álbuns ao vivo e compilações de músicas da banda, incluindo uma série de músicas raras não publicadas em qualquer álbum oficial. Por sua vez, Novoselic acabaria por tocar numa série de bandas após a dissolução dos Nirvana, enquanto que Dave Grohl acabaria por formar a sua própria banda, os Foo Fighters.
Em 2014, os Nirvana seriam introduzidos no Rock & Roll Hall Of Fame.