Definição de Punk Rock
O Punk Rock é um género musical com origem nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. Surgiu em meados dos anos setenta, maioritariamente como uma resposta à música rock mais comercial e sentimental. Apesar de ter as suas raízes musicais na América dos anos sessenta, em géneros musicais como o Proto-Punk e o Garage Rock e bandas e artistas como os The Stooges, MC5, e os Monks, o Punk Rock teria a sua ascendência e afirmação na década de setenta com grupos musicais como os Ramones, os Sex Pistols e os The Clash.
Inicialmente, o Punk Rock concentraria a maior parte do seu sucesso no Reino Unido. No resto do mundo, o Punk Rock era apenas um género conhecido apenas por alguns, embora seguido por um grupo bastante dedicado de fãs. Com o tempo, e apesar de se manter relativamente obscuro, o Punk Rock ganhou cada vez mais aficionados, gerando uma autêntica formação de culto à sua volta.
Características do Punk Rock
Em termos musicais, o Punk Rock caracteriza-se pelo facto das suas músicas empregarem um ritmo mais acelerado, impulsionado por guitarras com distorções pesadas e a alto volume. Com uma duração inferior à média, as suas composições e estruturas musicais são relativamente simples, com acordes bastante lineares e vocais maioritariamente baseadas em gritos. Os álbuns costumavam ser produzidos pelos próprios artistas e distribuídos mediante meios informais. Muitas das bandas e artistas acabariam por variar no seguimento da fórmula musical, mas a maior parte dos grupos que deram início ao movimento não se afastaram muito dela.
As letras do Punk Rock costumam apresentar características de enorme agressividade e confrontação, lidando com temas considerados como tabu pela música mais popular. Atitudes contra o sistema, autoridade e dogmas societários são bastante ocasionais no vocabulário lírico do Punk Rock. Apesar deste tipo de mensagens serem transmitidas com alguma leviandade e até com um toque de comédia, o foco principal da natureza do Punk Rock é mesmo a agressividade e raiva sentida pelos membros do punk.
O estilo e moda do punk é tipicamente representada pela utilização de “crista” no cabelo, o uso de vários piercings, casacos de cabedal, t-shirts com conteúdo ofensivo e calças de ganga rascadas. No entanto, a moda punk não se estanca nestes, e acaba por ser muito mais variada, desde um look mais minimalista através de uso de cabeça rapada (skinhead) a visuais mais andróginos como os de Patti Smith.
Subgéneros e influências
Desde o início do movimento do Punk Rock que o género sofreu imensas metamorfoses e ramificações em direcção a outros tantos tipos de géneros e movimentos, como o Oi!, o Psychobilly e o Riot Grrrl. No entanto, de entre todos estes, o mais notável e conhecido subgénero do Punk Rock é o Hardcore Punk, o qual se manifesta como uma versão muito mais primitiva, violenta e agressiva do Punk. O Hardcore Punk acabaria mesmo por afirmar-se como um género musical autónomo e com uma legião própria de fãs, e que evoluiria para outro género denominado de Post-Hardcore e outros tantos.
O Punk seria finalmente impulsionado para as luzes da ribalta e com uma maior atenção comercial e pop na década de noventa com o surgimento de bandas como os Green Day, The Offspring e os Blink-182, com particular sucesso nos Estados Unidos. Desde então que o Punk Rock se tem mantido com uma constante presença no mercado musical.
O Punk Rock também daria origem e seria uma forte influência em géneros musicais como o Post-Punk e o New Wave. Efectivamente, a vasta gama de géneros musicais advindo do Punk, bem como outros movimentos artísticos, e em geral o seu impacto na cultura, revela a importância e a relevância patente deste género musical.