Concerto para Piano

Conceito de Concerto para Piano; Evolução histórica e principais compositores de concertos para piano (…)

Conceito de Concerto para Piano

Um concerto para piano é uma composição musical que se estrutura em vários andamentos e que se destina a um piano solista acompanhado por um conjunto orquestral.

Evolução Histórica e Principais Compositores

As origens deste género musical remontam ao século XVIII e estão directamente relacionadas com a evolução do primeiro forte-piano que havia nascido nos finais do século XVII. Os grandes pioneiros dos concertos para piano foram importantes compositores como Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Jan Ladislav Dussek, Johann Nepomuk Hummel e ainda os grandes vultos do Classicismo de Viena, nomeadamente Haydn, Mozart e Beethoven. Durante o período do Romantismo, durante o século XIX, os Concertos para Piano conhecem um impulso significativos em resultado da dedicação a este género musical de compositores e maestros como Mendelssonhn, Schumann, Johannes Brahms, Grieg, Dvorak, Fréderic Chopin, Franz Liszt, Saint Saëns, Rubinstein, Tchaikovsky ou Rachmaninov. Enquanto alguns destes grandes mestres seguiram os modelos de Mozart e Beethoveen, outros experimentaram novas fórmulas num esforço de desenvolverem ao máximo o virtuosismo do piano e fazendo uso das suas novas possibilidades conseguidas com os aperfeiçoamentos introduzidos por fabricantes como Erard ou Steinway. Já no século XX surgiram duas novas correntes: uma associada no Neoclassismo que recupera as concepções pré-românticas (e de que Stravinsky é um dos representantes principais); e uma outra caracterizada pela rejeição dos elementos românticos e tradicionais em favor de outros estilos, nomeadamente o jazz.

894 Visualizações 1 Total
894 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.