Allegro

Definição do termo allegro, em música.

Conceito

O termo allegro designa, em música, um tipo de velocidade para a execução de uma obra ou andamento. Caracteriza-se, de forma geral, por ser rápido, animado e brilhante, escrito metronicamente entre as 120 e 168 batidas por minutos.

Na maior parte das vezes, a palavra surge acompanhada de outras expressões, como “allegro brillante”, “allegro vivace”, “allegro assai”, “allegro con brio”, “allegro ma non troppo”, “allegro moderato”, que especificam com mais detalhe o modo de execução do andamento/obra. Já a indicação allegretto, embora derivada do termo, indica uma velocidade um pouco mais moderada, enquanto a indicação alegrissimo indica um movimento um pouco mais rápido do que allegro.

Normalmente, o primeiro e/ou último movimento de uma sonata, sinfonia ou concerto encontra-se escrito para a esta velocidade.

O termo de origem italiana, que começou a surgir no século XIII, é utilizado de igual forma por todo ou mundo, ou seja, na língua original. Não obstante, alguns compositores traduziram o termo para a sua língua mãe. Por exemplo, Ravel e Debussy escreviam “vite”, Mahler escrevia “rasch” e Britten, “quickly”.

 

487 Visualizações 1 Total
487 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.