Panini

A Panini dedica-se à publicação de livros, revistas, autocolantes, cartas e outros coleccionáveis.

A Panini é uma empresa sediada em Modena na Itália que se dedicada à publicação e produção de livros, revistas, autocolantes, cartas e outros coleccionáveis. É lides de distribuição na Europa e América Latina, distribuindo também outros produtos em Itália, França e Espanha. Além dos seus produtos originais a Panini também detém vários acordos com terceiros de forma a publicar e revender as suas licenças.

panini

O logótipo clássico da Panini.

O grupo foi fundado em 1961e alcançou o sucesso com o lançamento da primeira colecção de cromos do Campeonato Italiano de Futebol. Benito e Giuseppe Panini já detinham um quiosque perto da catedral de Modena e em 1954 possuam uma pequena empresa de distribuição de jornais. No inicio da década de 1960 descobriram uma colecção de cromos, que na época necessitavam eram apenas figurinhas que precisavam de ser coladas com cola, que uma companhia de Milão estava com dificuldades em vender. Os irmãos compraram a coleção e venderam-na em pacotes de dois, vendendo mais de 3 milhões de pacotes.

A moda das cadernetas de cromos

Com o sucesso comercial em 1961 começou o legado da Panini das coleções de autocolantes. No mesmo ano venderam mais de 15 milhões de cromos. Em 1963 os irmão Franco e Umberto Panini juntaram-se à firma. O grupo chegou a patrocinar a equipa de voleibol Modena Volley entre 1968 e 1989. A companhia ficou a ser conhecida pelas suas coleções de cromos ligadas ao futebol, que conquistaram a atenção de miúdos e graúdos. Alguns cromos da época atingem valores muito elevados no mercado de colecionismo. Outras coleções incluíam cromos que podiam ser jogados como cartas.

Em 1970 a Panini publicou o primeiro álbum de autocolantes da FIFA World Cup, e foi nesse mesmo ano que começou a distribuir cromos autocolantes que não precisavam de cola. Em 1986 foi criado o museu dos cromos que foi doado à cidade de Modena em 1992. O grupo Maxwell adquiriu a empresa em 1988, e passou por alguma instabilidade financeira até ser comprada por Bain Galo Cuneo e De Agostini A empresa voltou a ganha força e juntou-se à Marvel Entertainment Group para distribuição de produtos relacionados com os heróis Marvel. Em 199 a Panini passou para as mãos do grupo italiano Fineldo de Vitório Merloni.

A parceria com a The Coca-Cola Company chegou em 2006. Em 2009 começaram as aquisições de licenças para produzir coleções baseadas nos campeonatos norte-americanos da NBA e NHL (as temporadas de basquetebol e hóquei no gelo respectivamente). Os Jogos Olímpicos e Paralimpicos também receberam as suas coleções em 2010 e 2012. Atualmente são imensas as licenças que fazem parte da Panini com várias coleções ligadas aos produtos da NBA, FIFA, NFL, Disney, DreamWorks, WarnerBros entre outras propriedades intelectuais.

A Panini está também ligada ao desenvolvimento de produtos multimédia, principalmente no setor do desporto e especialmente dedicados ao futebol. Desde 2016 que o grupo Panini comercializa os seus produtos em mais de 120 países com pelos menos 12 filiais distribuídas pelo mundo. A sede da empresa permanece em Itália e gerida por membros da família Panini.

551 Visualizações 1 Total
551 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.