Manga (banda desenhada japonesa)

Manga ou mangá designa as histórias em quadrinho ou banda desenhada produzidas no Japão.

Manga ou mangá é o termo que designa as histórias em quadrinhos ou banda desenhada feita no estilo japonês. No Japão, toda e qualquer banda desenhada produzida em território japonês é considerada manga, uma vez que, na tradução literal, significa exatamente história em quadrinho. É muito comum que mangas deem origem à animes que são exibidos em televisão e cinema.

A cultura japonesa adotou esse formato de entretenimento em todas as idades. É muito comum no ocidente o pensamento de que somente crianças, adolescentes e jovens tenham contato com essa mídia. Isso cria outro pré-conceito, que é o de achar que os mangas tratam apenas de narrativas sobrenaturais, fantasiosas ou de aventura. Há uma gama de gêneros nessa mídia, tais como o romance, a comédia, o horror, esportes, a sexualidade, entre outros.

Na década de 1950 o manga se tornou uma grande fonte econômica para a indústria editorial do Japão. Em 2007 e em 2009, respectivamente, a mídia representou um mercado interno de 3,6 e 5,5 bilhões de dólares. Esse formato de mídia, contudo, se destaca fora do Japão também, tendo sido traduzido para diversas línguas como inglês, português, espanhol e francês.

Os mangas são publicados no Japão geralmente em preto e branco e são lidos da direita para a esquerda. Há exemplares coloridos, o que é mais raro. Elas são normalmente editadas em grandes volumes que contém diversas narrativas, que recebem uma continuação na edição posterior. Quando a história é muito bem-sucedida em termos de venda e de recepção, os capítulos são relançados em edições ainda maiores ou mesmo de bolso.

Os escritores de manga são chamados de mangaka. Eles são normalmente associados a um editor criativo de uma editora e trabalham em um pequeno estúdio junto a alguns assistentes. As narrativas com maior sucesso de público costumam ser adaptadas ao cinema e à televisão, em formato live action ou animação. Há casos em que produções cinematográficas são transformadas em mangas.

manga

Manga: origem e história

O manga tem como origem o aparecimento dos primeiros rolos de pintura japoneses, chamados de emakis ou emakimono. Esses rolos, datados do período Nara (século VIII d.C.), mesclavam pinturas e textos que contavam uma história conforme as pessoas os desenrolavam. Os primeiros emakimono eram cópias de obras chinesas. A partir do século XII surgem os primeiros exemplares tipicamente japoneses.

Os exemplares tipicamente japoneses de emakimono costumavam apresentar uma separação entre texto e imagem. Essa é uma característica muito importante do manga, em que muitas vezes a imagem é responsável sozinha por narrar a história.

No final do século XVIII surgiram os kybyoshis, livros ilustrados que compartilham de algumas características do manga moderno. Eram narrativas gráficas cujos temas eram satíricos, românticos e cômicos, e que podem ter sido as primeiras bandas desenhadas do mundo.

Somente em meados do século XIX que o humor gráfico europeu chegou ao Japão, o que influenciou na criação dos primeiros mangas. A primeira revista de manga foi criada em 1874, por Kanagaki Robun e Kawanabe Kyosai, chamada Eshinbun Nipponchi. Esse exemplar não foi muito bem-sucedido, assim como não o seriam outros mangas ao longo das décadas que se seguiriam.

Somente em meados do século XX que o manga se tornou parte da cultura popular japonesa, com aceitação de um público com idades diversificadas. O mercado editorial japonês tem hoje no manga um terço da tiragem e um quarto dos rendimentos editoriais. O mérito desse formato de mídia foi levar variadas classes sociais e faixas etárias de japoneses a cultivar o hábito da leitura, por meio de narrativas que são verdadeiros espelhos da sociedade japonesa.

Estilos de manga

Os japoneses classificam os mangas não por gênero, mas por demografia:

  • Kodomo: para crianças.
  • Shonen: para garotos adolescentes.
  • Shoujo: para garotas adolescentes.
  • Seinen: para homens jovens e adultos.
  • Josei: para mulheres jovens e adultas.

manga

624 Visualizações 2 Total

References:

http://www.portaldarte.com.br/manga.htm

624 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.