Cultura Japonesa

CULTURA JAPONESA

 

A cultura japonesa é multifacetada, criada através de várias influências, mas com uma personalidade distintiva. Podemos enumerar várias expressões culturais importantes, como a caligrafia, cerâmica, escultura, pintura, teatro, cinema e literatura – em todos estes campos, os artistas japoneses alcançaram notoriedade mundial pelo seu talento.

 

INTRODUÇÃO HISTÓRICA

 

O espaço geográfico a que hoje chamamos Japão já é habitado por seres humanos há milhares de anos, mas o início propriamente dito da história japonesa dá-se por cerca do primeiro século antes de Cristo. A unificação do Japão aconteceu por volta do quarto século depois de Cristo, sob o controlo da corte Yamato.

O florescimento da civilização japonesa teve como pontos centrais Nara e depois Quioto, entre os séculos VIII e XII d.C e é essa a génese da maior parte da arte japonesa.

Os séculos que se seguiram foram marcados pela ora isolação ora contacto com o mundo ocidental, culminando com o ideal de modernização e industrialização que tem dominado o Japão até hoje.

 

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

 

CALIGRAFIA

 

A caligrafia japonesa é uma arte muito antiga, de origem chinesa, tal como é parte do sistema de escrita japonês. A caligrafia japonesa foi evoluindo através dos séculos, tornando-se mais minimalista e introduzindo novos símbolos que não existiam nos caracteres chineses originais. No entanto, manteve-se relativamente similar à caligrafia chinesa.

Com a divulgação do budismo zen, nasce uma nova forma de caligrafia, cujo desafio está em escrever uma determinada frase ou palavra apenas com uma pincelada. Assim, a caligrafia não informa apenas sobre o que está escrito mas também sobre o artista em si, a forma como pintou os caracteres, onde vacilou, quanta elegância demonstra ao escrever, etc. A caligrafia captura assim um momento na vida do artista que é claro para todos aqueles que lerem o que escreveu.

 

IKEBANA

 

Embora as flores sempre tenham sido um ícone literário e religioso na cultura japonesa, a arte de arranjos florais desenvolveu-se principalmente após o século XV d.C.. Esta arte está permeada de filosofia budista e shintoísta, encontrando na delicadeza e impermanência próprias das flores uma lição de vida sobre contemplar o momento presente, sabendo que irá murchar mais tarde.

Existem vários estilos de ikebana, como nageirabana, shôka, moribana e jiuûka. A diferença entre os vários estilos prende-se com a disposição e organização das flores – em alguns casos, prevalece o minimalismo e a ordem, noutros casos valoriza-se a criatividade e liberdade da obra.

 

LITERATURA

 

A nível literário, o Japão pode gabar-se de ter sido o país onde foi escrito o primeiro romance do mundo: Genji Monogatari ou o Conto de Genji, foi escrito pela Dona Murasaki Shikibu, uma dama de honra da Imperatriz Akiko. Este romance relata-nos as aventuras amorosas e não só do Princípe Genji, uma espécie de cavaleiro da época.

Durante a maior parte do período medieval, no entanto, a poesia haiku era a expressão literário reinante. Este tipo de poemas possui apenas três versos, que devem exprimir duas imagens justapostas e uma imagem “cortante” no meio, com uma estrutura silábica fixa (5,7,5 sílabas por casa frase).

No entanto, foi principalmente no século XX que a literatura japonesa começou a atrair a atenção do mundo ocidental, com escritores como Yukio Mishima, que misturaram imagens e ideias tradicionalmente japonesas com o modernismo literário nascido nas grandes cidades ocidentais, como Paris ou Nova Iorque.

 

 

CINEMA

 

O cinema japonês é um dos mais admirados em todo o mundo. Realizadores como Akira Kurosawa, Kenji Mizoguchi ou Yasujirô Ozu formaram as bases do cinema japonês e divulgaram-no pelo mundo inteiro nas décadas 40, 50, 60 e 70. As temáticas dos seus filmes eram variadas – tanto poderiam ser históricas épicas de samurais, como retratos da realidade japonesa em constante mutação, entre a tradição e a modernidade.

Hoje em dia, existem realizadores igualmente venerados, como Hirokazu Koreeda, mas o realizador mais recente que marcou a vida de milhões de crianças tanto no mundo ocidental como oriental foi Hayao Miyazaki, realizador de filmes de animação conhecido como o “Walt Disney Japonês”.

Aliás, a maioria dos jovens ocidentais conhecem a cultura japonesa precisamente através da animação de estilo manga, que deu origem a várias séries animadas como Naruto ou Dragon Ball.

1298 Visualizações 1 Total

References:

 

1298 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.