Canção

Canção (s.f.) – interação entre a poesia e a música (ritmo e melodia, duas dimensões inquestionavelmente inseparáveis); poesia que se destina a ser cantada; poesia lírica; canto.

Na Literatura entenda-se por canção, uma forma poética proveniente de Provença, em França, da qual fazem parte vários versos detentores de uma medida desigual e ainda, por um verso mais curto, onde o tema predominante é o amor. Destaque para três tipos de canções: canção provençal, canção clássica italiana e canção romântica.

Para que a canção seja executada torna-se necessário a composição de uma melodia pois “todo texto possui uma organização ou estruturação (superestrutura) mais ou menos estável, que constitui o gênero textual. A denominação dos gêneros é estabelecida em critérios heterogêneos, havendo variação das categorias em função do uso que se faz delas.” (Ferreira & Dias, 2006, p.326). Existe, assim, uma relação constante e dinâmica entre os géneros textuais, evidente no caso da canção, na relação com o texto literário, mais concretamente o texto poético afirmando mesmo Foucault que “a partir da incidência primeira começava um trabalho de um sobre o outro: a música elaborava o poema que elaborava a música” (2006, p.389). Para o autor não é de todo possível separar o poema da música, pois o trabalho de um é sobre o outro e logo existe uma relação inquebrável e portanto inseparável.

Na Música, sinónimo de cantiga, canção trata-se do que se canta. A canção é uma melodia acompanhada, por norma, por instrumentos musicais e à qual é dada vida, também, pela voz. Do latim cantĭo é pois, uma composição em verso por forma a que seja cantada como a própria palavra indica.

A canção é, desta forma, o elemento principal de um concerto ou mesmo de um recital e antes mesmo dos espetáculos, o artista tem de escolher qual o reportório a apresentar ao público. Os artistas podem ser solistas (cantam sozinhos) ou podem cantar em grupo, compondo canções e posteriormente gravando-as em vários formatos digitais, já sendo mesmo possível o download dessas mesma canções, atualmente, recorrendo à internet.

Existe, então, uma linguagem característica do género canção que utiliza sons e silêncio para passar uma dada mensagem, que não pode ser visível ,exclusivamente, através da letra de uma canção.

São exemplos de tipos de canção: A cappella (quando a música cantada não se faz acompanhar de nenhum instrumento musical); Ária (uma composição para uma voz, uma melodia); Balada (composta, por norma, na forma de canção, música pop); Canção folclórica (forma estrófica); Cantiga (versos cantados que se encontram divididos em estrofes); Cântico (texto que é cantado como louvor); Cantiga de amor (estilo poético do trovador); Canção de gesta (poema cantado épico – século XI e XII); Canção polifónica (composição a várias vozes); Hino (estilo patriótico); Jingle (melodia utilizada em comerciais/publicidade); Lamento (utilizado na ópera dos séculos XVII e XVIII antes do desfecho da mesma).

Neste sentido, uma canção é estruturada por norma da seguinte forma: introdução, verso, refrão, verso, refrão, ponte musical e conclusão. Uma estrutura simples , mas que se alterada tornar-se-à muito mais complexa.

O texto poético, detém, desta forma, uma relação com a música, bem como a beleza, onde os poemas são convertidos em canções, quando lhes é acrescentada música, ritmo, voz. São estes aspectos litero-musicais, essenciais para a compreensão do texto, percepção sonora e aproximação à própria cultura.

A Literatura e a Música são, assim, práticas discursivas. A palavra é utilizada para expressar uma mensagem de maneira a possibilitar a comunicação entre o sujeito e os seus pares. Na formação dos leitores o texto-canção é pois uma maneira de interpretar o texto de uma série de formas interligadas com a sua historicidade, bem como com a própria atualidade, sendo importante para além de analisar os vários sentidos de um texto, percebe-lo e também aos sentidos que se alteram a partir deste.

 

 

 

1507 Visualizações 2 Total

References:

canção in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-08-18 11:03:47]. Disponível na Internet:  http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/canção

FERREIRA, S.P.A.; Dias, M.G.B.B. Leitor e leituras: considerações sobre géneros textuais e construção de sentidos. Rev. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(3), p.323-329. ISSN 0102 7972, 2005

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema (2ºed.; M.B.da Motta, org.;I.A.D.Barbosa, trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Título original: Dits et écrits)

1507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.