Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Bootstrapping
O significado literal da expressão inglesa bootstrap é alça da bota, o pedaço de couro ou tecido existente atrás da bota e que facilitar calça-la puxando essa alça com as mãos. Já desde o séc. XIX a expressão “levantar-se a si próprio pelas alças da bota” (bootstrapping) era usada para ilustrar tarefas impossíveis: seria impossível, por exemplo, saltar um obstáculo puxando as suas próprias botas com as mãos.
Atualmente esta metáfora foi aproveitada para designar a criação de uma startup sem recurso a investidores externos, isto é usando apenas os seus próprios recursos e, gradualmente, as entradas de capital provenientes do próprio negócio através de autofinanciamento. O termo bootstrapping designa, portanto, o processo auto-sustentável de uma empresa startup se alavancar a si própria.
Fazer bootstrapping é extremamente difícil e exigente, além de demorar geralmente mais tempo do que nos casos em que a startup recorre a financiamento externo. Geralmente os empreendedores bootstrapping (designados bootstrappers) apresentam capacidades muito acima da média, com uma intuição muito forte sobre o caminho certo a seguir, pouco especulativos e validando cada suposição e cada passo dado e colocando um foco muito grande no cliente.