Autofinanciamento

Apresentação e interpretação do conceito de Autofinanciamento; como calcular a capacidade de autofinanciamento de uma empresa…

Conceito de Autofinanciamento

O autofinanciamento corresponde aos fundos financeiros libertos pela actividade de exploração da empresa e que ficam disponíveis como fonte de financiamento para a realização de investimentos. Pelas suas características, esta deverá ser sempre a primeira fonte de financiamento de qualquer empresa pois, comparativamente ao financiamento por capitais alheios, não representa nem custos de financiamento nem perda de autonomia financeira e, comparativamente ao financiamento por aumento de capitais próprios não representa esforço acrescido de investimento por parte dos acionistas. As restantes alternativas apenas deverão ser equacionadas quando os fundos libertos não são suficientes para financiar os investimentos pretendidos ou quando a sua utilização aumenta demasiado o risco de liquidez.

Para calcular o montante disponível por autofinanciamento a partir dos mapas contabilísticos é geralmente utilizada a seguinte fórmula:

At = RLt-1 + Amt-1 + Ajt-1

Em que
t = ano corrente
t-1 = ano anterior
A = Autofinanciamento
Am = Amortizações e Depreciações do Exercício
Aj = Ajustamentos do Exercício

5450 Visualizações 1 Total
5450 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.