Igreja da Lapa (Porto)

Apresentação da Igreja da Lapa que se localiza no Porto

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da Igreja na Lapa no Porto

A Igreja da Lapa é uma igreja católica considerada como monumento nacional português, que se situa na cidade do Porto, na Zona Norte de Portugal, e que é uma obra dedicada à Nossa Senhora da Lapa.

Igreja da Lapa no PortoA Igreja da Lapa, como é popularmente conhecida, é na verdade designada com o nome de Igreja de Nossa Senhora da Lapa e é um monumento dedicado à devoção pela Nossa Senhora da Lapa. A igreja situa-se na cidade do Porto, a segunda cidade mais populosa de Portugal, que se localiza por sua vez na Zona Norte de Portugal Continental. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma igreja católica e foi mandada edificar pela Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no ano de 1755. Juntamente com a igreja foram edificados o Cemitério da Lapa, a Escola Primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. A Igreja da Lapa, no Porto, tem no seu interior, mais concretamente na capela-mor, o coração do rei Pedro IV de Portugal, que foi lá sepultado através de doação em testamento, feita pelo próprio. A construção da igreja começou a ser feita no ano de 1756, em 1779 foi consagrada e no ano de 1863 a construção foi concluída.

História e características da Igreja da Lapa

A intenção da construção da Igreja da Lapa remonta ao ano de 1754 quando o Padre Ângelo Sequeira pregava pela cidade do Porto com o objetivo de conseguir construir uma capela que honrasse a Nossa Senhora da Lapa. Um ano depois, no mês de julho, recebeu a bula papal de Santo Padre Bento XIV e esmolas generosas de alguns fiéis da sua paróquia e foi assim que se começou a construir a Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões. Passados dois anos a mesa de administração da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa decidiu que iria construir uma nova igreja que iria ser construída segundo projeto do arquiteto José de Figueiredo Seixas. Dadas as invasões napoleónicas o desejo de construção da igreja adiou-se por mais de 100 anos devido à escassez de recursos.igreja-da-lapa-2

A Igreja da Lapa ou Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma obra e edifício que espelha alguns estilos arquitetónicos usados na época da sua construção, nomeadamente os estilos Rococó e o estio Neoclássico. Está dentro da tipologia de arquitetura religiosa e o projeto da sua construção esteve a cabo de dois arquitetos que foram José Figueiredo Seixas e José Luís Nogueira Júnior. As obras de construção da Igreja tiveram início no ano de 1756 e terminaram no ano de 1863. A consagração e inauguração aconteceram no ano de 1779. O edifício sofreu, entretanto, obras de restauro e conservação nomeadamente ao nível da fachada principal da igreja, das torres da mesma entre outras obras, que aconteceram nos anos de 2009 e de 2010 e que estiveram a cargo do arquiteto Joaquim Massena, um mestre em Restauro e Reabilitação do Património, de origem e nacionalidade portuguesa. O primeiro proprietário da igreja da Lapa foi a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, que a mandou edificar e servia para ter uma função meramente de culto religioso, servindo como igreja. Nos dias de hoje a propriedade continua atribuída à Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e tem uma função de culto religioso e celebração mas também funciona como um ponto de turismo de interesse na cidade da Invicta, a cidade do Porto. A Igreja da Lapa está aberta para serem feitas visitas por parte do público em geral e está classificada como Património Nacional e também obteve a classificação de Monumento de Interesse Público no ano de 2013.

Além da Igreja o conjunto arquitetónico da Lapa contem também o cemitério da Lapa que é o mais antigo cemitério romântico português e onde jazem personalidades como Arnaldo Gomes, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. Além do Cemitério da Lapa existe ainda o Seminário-Colégio da Irmandade da Lapa que foi um dos primeiros locais de ensino da cidade do Porto e que tem ainda algumas das suas divisões funcionais nos dias de hoje. No conjunto arquitetónico destaca-se ainda o Hospital, edificado entre os anos de 1902 e o ano de 1904, constituindo um sonho e uma necessidade por parte da Irmandade. No ano de 1948 o hospital sofreu mudanças na sua constituição.

547 Visualizações 1 Total
547 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.