Notícia é um relato atual, verídico e de interesse, transmitido por um Meio de Comunicação Social.
Em Jornalismo, uma notícia é um texto informativo de interesse público ou um género jornalístico que narra algum fato recente ocorrido numa região, país ou no mundo.
As notícias são veiculadas ao público através da rádio, televisão, jornais, revistas e outros meios de comunicação, como portais na Internet, que abordam variadíssimas matérias: factos políticos, sociais, económicos, culturais, educacionais, etc.
Assim, a notícia é, em suma, a matéria-prima do jornalismo, capaz de fornecer dados socialmente relevantes ao público de um media.
De ressalvar que muitas vezes a notícia tem uma conotação negativa, justamente por ser excecional, chocante, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias e guerras.
Origem do termo
A palavra notícia tem origem no latim “notitia” que significa comunicação antes desconhecida, evento divulgado, notoriedade ou conhecimento de alguém.
Nos meios de comunicação em massa, uma notícia é hoje em dia uma redação ou um relato que informa o público sobre uma situação nova ou atípica, ocorrida no seio de uma comunidade ou determinado âmbito específico, que mereça ser alvo de divulgação.
Principais características de uma notícia
Como a própria palavra indica, uma notícia tem de ser atual, se não for, não tem valor jornalístico. Ainda assim, não basta ter atualidade, precisa também de ter interesse para merecer ser divulgada e cabe aos jornalistas escolherem os assuntos que mais interessam ao seu público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
A narração de uma notícia deve ser feita de modo exato e imparcial, destacando-se a veracidade dos fatos, a clareza da linguagem e a objetividade do conteúdo.
Estrutura de uma notícia
A estrutura do texto jornalístico, chamada de “pirâmide invertida“, dita que a informação mais relevante da notícia apareça logo no primeiro parágrafo e as outras informações nos parágrafos seguintes, por ordem decrescente de importância.
O primeiro parágrafo é chamado de lead, e nele são expostos os principais factos a noticiar. O lead deve responder a este conjunto de perguntas: o quê? quem? quando? onde? porquê? como?
Elementos que constituem uma notícia
Manchete ou título principal
É escrito ou falado de forma bastante evidente para chamar a atenção do leitor, ouvinte ou espetador.
Subtítulo e/ou antetítulo
Serve como um complemento do título, acrescentando algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo e também informativo.
Lead
Primeiro parágrafo do texto que expõe as informações que supostamente mais interessam ao público, respondendo às perguntas: o quê? quem? quando? onde? porquê? como?
Corpo da notícia
Informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. O primeiro parágrafo contém o lead e os outros apresentam mais informações por ordem decrescente de relevância e podem desenvolver com mais detalhe algumas perguntas do lead, nomeadamente o “porquê” e o “como”.
Como redigir uma notícia para um jornal?
Estruturar a informação e pensar no que poderá ser noticiável. Os factos atuais, desconhecidos, fiéis à realidade e com um significante interesse público são sempre mais interessantes.
Depois de selecionada a informação, o aspeto mais importante deve ser colocado no primeiro parágrafo e após a redação do texto, é necessário então atribuir-lhe um título, de preferência que resuma a notícia de uma forma chamativa.
Como escrever uma notícia para rádio e televisão?
Para rádio e televisão uma notícia deve ser escrita para ser ouvida, pelo que deve ser feita em tom de conversa, como se o jornalista estivesse a falar diretamente com o ouvinte ou telespetador.
O texto deve ser simples, claro e conciso, no presente e na voz ativa, com frases curtas (o ideal é atribuir uma frase para cada ideia). Depois a informação deve ser transmitida de forma lógica, tal como num jornal, ou seja, o conteúdo deve ter um início, meio e fim. No início deve estar o lead, mas em televisão o texto tem de ser escrito para as imagens: a história é construída em torno das imagens visuais que o jornalista recolheu. Na rádio, o público precisa de usar a criatividade para imaginar pessoas, lugares e coisas que o jornalista fala na notícia. Mas, com a sua voz e as suas palavras, o jornalista radiofónico consegue criar imagens poderosas.