Google é uma empresa multinacional americana de serviços online e software que hospeda e desenvolve uma série de produtos e serviços baseados na Internet.
Origem do termo Google
O termo Google tem origem na matemática. Google vem de googol, que é o número 10100, ou seja, o dígito 1 seguido de 100 zeros. A utilidade da expressão googol prende-se apenas com uma explicação: diferença entre um número imenso e o infinito, mas devido à sua magnitude, dois estudantes de doutoramento da Universidade Stanford, Larry Page e Sergey Brin, deram o nome Google à sua empresa privada em 1998 (empresa que se tornou pública em 2004).
A empresa Google
Desde o início da sua atividade que a empresa Google tem como missão organizar a informação mundial e torná-la acessível e útil para todos, usando o slogan “Don’t be evil” (não seja mau).
A aposta de Larry Page e Sergey Brin era a de criar um novo sistema de pesquisa, pois os motores de busca convencionais exibiam, na época, os resultados classificando-os pela contagem de quantas vezes os termos de pesquisa apareciam na primeira página. Ora a ideia era melhorar este sistema que analisava as relações entre os sites, de forma a mostrar os melhores resultados num contexto mais amplo. Larry Page e Sergey Brin chamaram a esta nova tecnologia PageRank (onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original). Depois foi uma questão de lapidar o produto. Ainda no final e 1998 o Google já tinha mais de 60 milhões de páginas indexadas, mais de 1 TB de dados e mais de 10 mil pesquisas por dia. A página, ainda em versão Beta, começou a chamar a atenção por apresentar resultados mais concisos que os concorrentes e por ser bem mais tecnológica e inovadora que os pesados portais de conteúdo, como AOL, Yahoo!, Netscape, MSN, Altavista, etc.
Como estava a crescer, a empresa mudou-se da garagem onde desenvolvia os seus produtos e serviços para umas instalações perto da universidade de Stanford. Contudo, também estas instalações se revelaram pequenas para a empresa e em 2004 a sede do Google começa a ser transferida para Montain View, no Condado de Santa Clara, na Califórnia e o complexo passou a ser conhecido com Googleplex.
Recentemente a empresa passou por uma reorganização e criou uma holding chamada Alphabet, da qual o Google e todos as outras empresas da companhia se tornaram subsidiárias. Os fundadores Larry Page e Sergey Brin assumiram a função de gestores da holding e Sundar Pichai a de vice-presidente sénior dos negócios de Internet, tornando-se CEO do Google.
Como trabalha o Google?
O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers em todo o mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por utilizadores todos os dias.
Que serviços oferece o Google?
O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos para a Internet, sendo a sua maior fatia de lucro gerada pela publicidade, através do Google AdWords.
A empresa oferece softwares de produtividade online, como o email Gmail (um dos primeiros emails gratuitos da Internet) e redes sociais, como o Google+.
O Google também possui produtos como o browser Google Chrome, um dos mais utilizados na Internet, o programa de organização de edição de fotografias Picasa, o Google Tradutor (o mais conhecido para traduções entre diferentes idiomas) e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk, além de programas online de edição de textos, composição de apresentações, etc.
O Google tem ainda o produto Google Earth, o primeiro aplicativo de uso mundial para localização geográfica e o Google Glass, que transforma uns óculos num computador ligado à Internet.
Atualmente, o Google também lidera o desenvolvimento do Android, um sistema operativo para smartphones.
A saber, o principal produto da empresa, o motor de pesquisa Google, foi classificado pelo Alexa como o site mais visitado do mundo, sendo a empresa Google considerada a quarta melhor empresa do mundo para trabalhar pela revista Fortune. Além disso, a BrandZ já considera Google a marca mais poderosa do planeta e a mais valiosa do mundo, acima da Coca-Cola.