Holding

Conceito de Holding

O termo holding designa uma empresa que controla um grupo de outras empresas através da posse da totalidade ou da parte dos respectivos capitais sociais. Dependendo da estratégia do grupo empresarial, estas empresas controladas pela holding podem ou não pertencer a diversos sectores de actividade. Por exemplo, numa estratégia de integração vertical, as empresas pertencem geralmente a um mesmo cluster empresarial; mas, no caso de uma estratégia de diversificação, os sectores empresariais a que pertencem as empresas controladas pela holding podem pertencer a qualquer sector de actividade.

Por vezes as holding são apenas gestoras das participações sociais, assumindo a forma jurídica de SGPS (Sociedade Gestora de Participações Sociais) praticando, nestes casos, um tipo específico de gestão, em que a empresa compra, vende e detém outras empresas sem acrescentar qualquer valor às mesmas.

2223 Visualizações 1 Total
2223 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.