Emoji

Emoji: conceito, história, aplicação e tipos.

emojis

Emoji é um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem uma ideia, palavra ou frase completa.

 

Emoji é um termo de origem japonesa composto pela junção de “e” (imagem) e “moji” (letra). No fundo trata-se de um conjunto de ícones, também conhecidos por smileys, usados em mensagens eletrónicas e páginas da Internet. Hoje em dia há emojis de vários géneros: de expressões faciais a objetos, lugares, animais e tipos de clima.

A popularização dos emojis deu-se aquando da sua inclusão internacional em iPhones ou sistemas iOS, seguida pela adoção em sistemas Android e, um pouco mais tarde, por todos os outros sistemas.

Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais, email e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Os emojis, hoje, fazem parte da escrita e são considerados até uma nova linguagem.

 

Um pouco de história…

O primeiro emoji foi criado em 1998 ou 1999 no Japão por Shigetaka Kurita, responsável pelo desenvolvimento do i-mode (uma plataforma de Internet móvel) na empresa NTT DoCoMo. Kurita percebeu o quanto a comunicação ficava fria e às vezes ambígua se limitada apenas a frases escritas no telefone, e começou a procurar uma maneira de deixar as mensagens mais humanas.

O primeiro conjunto de 172 emojis de 12×12 pixéis foi elaborado como parte integrante das funcionalidades de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrónica e funcionar como uma característica diferenciadora de outros serviços. Contudo, em 1997, Nicolas Loufrani começou a fazer experiências com rostos smiley animados com o objetivo de criar ícones coloridos que correspondessem aos emoticons ASCII já existentes, feitos com simples sinais de pontuação, mas aperfeiçoados para uma utilização mais interativa nas plataformas digitais. Foi assim que surgiram os primeiros emoticons gráficos bem como o primeiro Dicionário Emoticon online, ordenado por categorias: clássicos, expressões de estados de espírito, bandeiras, festividades, diversão, desportos, meteorologia, animais, comida, países, profissões, etc. Esses ícones foram registados pela primeira vez nesse ano e publicados como ficheiros .gif na Internet em 1998. Apenas em 2000 é que o diretório de emoticons criado por Loufrani foi disponibilizado na Internet para os utilizadores poderem transferi-los para os seus telemóveis através do site smileydictionary.com que incluía mais de 1000 emoticons gráficos do smiley e as respetivas versões ASCII. No ano seguinte a The Smiley Company começa a licenciar os direitos dos emoticons gráficos de Loufrani para utilização em transferências para telemóvel por várias empresas de telecomunicações.

 

Principais Tipos de emojis e seus significados

 

Emoji a chorar a rir – usado para representar felicidade ou uma gargalhada extrema, quando determinada coisa é mesmo muito engraçada.

 

Emoji a mandar um beijo com coração – usado quando alguém deseja mandar um beijo simbólico para outra pessoa, em especial alguém que ama ou por quem tem um carinho especial.

 

Emoji sorridente envergonhado – usado para expressar embaraço e simpatia ao receber algum tipo de elogio, por exemplo.

 

Emoji apaixonado – usado como símbolo do deslumbramento provocado pelo amor ou paixão.

 

Emoji com o polegar para cima – usado para mostrar aprovação ou consentimento de uma ideia ou opinião partilhada por outra pessoa.

 

Emoji dançarina – usado como convite para festas ou para demonstrar vontade de dançar.

 

Emoji incrédulo – usado como sinal de incredulidade e ceticismo.

 

Emoji a chorar – usado em sinal de grande tristeza ou descontentamento em relação a algo.

 

Emoji a gritar – usado para mostrar espanto ou surpresa em relação a algo.

 

Emoji a piscar o olho – usado como símbolo de cumplicidade ou consentimento, sendo que também é usado como uma insinuação amorosa.

 

Diferença entre emoticon, smiley e emoji

Emoticon é um termo criado a partir das palavras inglesas emotion (emoção) e icon (ícone) que serve para expressar emoções através de caracteres tipográficos. Atualmente os Cibernautas utilizam também os emoticons com imagens, que são inspiradas nos rostos criados a partir de sequências de caracteres do teclado padrão, tais como 🙂 ou :-(.

Já o smiley (o ícone foi criado em 1982 por Scott Fahlman na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos) e o emoji são tipos de emoticon, sendo que são os emojis que existem em maior quantidade, já que podem representar objetos, estações do ano, animais, etc.

 

715 Visualizações 1 Total
715 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.