Enquadramento do Ilcanato:
O Ilcanato englobava os territórios que actualmente constituem o Irão, Afeganistão, Azerbaijão, oeste do Paquistão e leste da Turquia. As suas fronteiras eram limitadas a norte pelo Canato da Horda Dourada, a sul pelo Golfo Pérsico, a oeste pelos Mamelucos do Egipto, a nordeste pelo Canato de Chagatai e a leste pelo sultanato de Deli. Foi fundado em 1256 por Hulagu.
A conquista de boa parte dos territórios que compuseram o Ilcanato remonta à grande época de expansão Mongol liderada por Genghis Khan. Entre 1219 e 1224 os Mongóis liderados por Genghis levaram acabo uma violenta campanha contra o Império Corásmio. Grande parte do território do Ilcanato corresponde a regiões anexados a esta entidade imperial islâmica.
Após a morte do Grande Khan, o seu território foi dividido administrativamente pelos seus quatro filhos – génese dos quatro Canatos. Os filhos de Genghis governaram o território autonomamente mas mantiveram a coesão territorial do Império.
A desfragmentação do gigantesco Império Mongol viria apenas com os netos de Genghis. Um conflito entre Kublai e Arik Böke resultou na fragmentação do Império Mongol em Canato da Horda Dourada, Ilcanato, Canato de Chagatai e Dinastia de Yuan.
O fundador e primeiro Khan do Ilcanato foi Hulagu, irmão de Arik e Kublai. Rapidamente expandiu as fronteiras do Canato a toda a Pérsia, conquista a Síria e estabeleceu as fronteiras do Canato na Palestina.
A História deste Canto está repleta de conflitos com os Mamelucos pelo controlo do Médio Oriente e com os Canatos vizinhos de Chagatai e Horda Dourada.
Em ternos religiosos os Mongóis seguiam a antiga crença pagã das estepes da Mongólia. A grande maioria dos súbitos dos Ilcanato eram muçulmanos, isto gerou uma forte tensão social assente na religião, acentuada com a conversão posterior dos Khans ao budismo.
A conversão de Ghazan ao Islão em 1292 levou à oficialização desta crença no Canato, quando este assumiu o trono em 1296. Esta transformação religiosa poderia ter trazido estabilidade ao território mas ocorreu justamente o oposto.
Após a morte de Abu Said em 1335, último Khan, o Ilcanato desfragmentou-se em aproximadamente uma dezena de pequenos reinos rivais que batalhavam constantemente entre si.
References:
ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002