Gengis Khan

Gengis Khan, é um imperador mongol nascido cerca do ano 1162, como Temudjin, que uniu 27 tribos mongóis sob a sua liderança. Posteriormente adicionou ao seu exército muçulmanos de origem

Gengis Khan

turcomana, chamados tártaros. O seu exército era tão poderoso e tão sanguinário que os europeus chamaram-nos tártaros, evocando os demónios que segundo a segunda carta de Pedro estão numa condição chamada de Tártaro.

Em 1206, quando Temudjin tinha pouco mais de 40 anos os seus companheiros mongóis fizeram-no Gengis Khan, um título que talvez signifique “rei do Oceano”, ou “governante universal”. Também era conhecido como “O Grande Khan”.

O historiador persa Juzjani, que foi contemporâneo de Gengis Khan descreveu-o como “possuidor de grande energia, discernimento, genialidade e conhecimento”, contudo, também o classificou como um “carniceiro”. Foi uma classificação que sumariza bem como era Gengis Khan. Ele é descrito como um estratega militar equivalente a Alexandre o Grande e Napoleão Bonaparte. O seu exército era composto por arqueiros a cavalo com grande velocidade e fúria, frequentemente dividido em várias frentes de batalha ao longo de milhares de quilómetros.

Antes de ser Gengis Khan, Temudjin nasce na Mongólia, no deserto de Gobi, Leste da Mongólia, possivelmente descendente de um líder mongol conhecido como Kabul Khan. Na época do seu nascimento a Mongólia estava dividida em várias tribos e clãs, com um “khan” governando uma de suas tribos. Ser “Khan” dependia mais da força do que do sentido ou ascendência nobre. Aos nove anos, Temudjin foi ao clã dos Merkitas para escolher uma esposa e refazer a paz entre o seu clã e o dos Merkitas, que estavam em guerra devido ao problema criado pelo seu pai quando roubou a mãe de Temudjin ao Khan dos Merkitas. Contudo, durante a sua viagem ele parou para pernoitar num clã aliado, os Onggirat. Aí ele apaixonou-se por Borte. Pediu ao seu pai para escolher uma esposa do clã dos Onggirat, e obviamente escolheu Borte. No entanto, no caminho de volta para casa o seu pai Yesugei foi envenenado. Visto que ninguém, entre os seus filhos tinha idade para governar foi um ex-soldado seu que assumiu a posição de “Khan”, Tartugai. Visto que temia uma revolhuritaiução Tartugai expulsou a família de Temudjin forçando-o a viver nas estepes, sem gado nem cavalo. O resto da sua infância foi passado a fugir de Tartugai, e apenas pôde reencontrar Borte aos 17 anos, quando conseguiu o apoio de um pequeno exército de 500 homens e atacou o campo merquite com força devastadora.

Durante os próximos anos Temudjin mantém este padrão, fortaleceu alianças políticas, melhorou táticas militares, e expandiu a sua reputação qual carniceiro sem misericórdia. Destruiu os assassinos do pai, por segundo se diz, ter mandado matar todos os indivíduos do sexo masculino com mais de 90 centímetros. Ferveu os chefes inimigos em vida e construiu pirâmides com crânios de rivais, poupando os melhores cavaleiros e militares inimigos, integrando-os ao seu exército. Assim, por volta dos 40 anos de idade tinha unificado todas as tribons mongóis. Absorveum, subjugou e destruí rivais políticos, o que fez com que os seus seguidores o coroassem Khuritai ou Gengis Khan.

O seu exército ascendia a mais de 100.000 homens, uma máquina de guerra disciplinada e altamente treinada. A patente dependia do mérito e da lealdade e não da sua relação com o líder. Os esquadrões incluíam 10 homens, as companhias 100 e as divisões 10.000. O cavalo mongol equivalia a um caça, e os seus cavaleiros disparavam as suas setas para a frente ou para trás a uma distância de 320 metros.

Para a sua primeira grande conquista Gengis Khan, usou a sua tática preferida, a falsa retirada, contra os Xi Xia, império chinês governado pelos tangutes do Tibete.

Enquanto os guerreiros xia perseguiam os mongóis em suposta fuga, Khan esperava-os com uma barreira de flechas. Após a rendição dos Xi Xia, Gengis Khan rumou a leste, para a dinastia Jin, com um exército de 600.000. Os mongóis avançaram contra a capital, Zhongdu (atual Pequim). Visto que não tinha armamento necessário para atacar a cidade fortificada ele enviou homens, para cidades mais pequenas em busca de chineses especialistas na tática do cerco. Ao regressarem, em 1214, iam armados com trabacos capazes de lançar pedras de 45 kg. Os habitantes da cidade renderam-se, e Khan pilhou os seus tesouros e massacrou os sobreviventes.

As suas conquistas e pilhagens avançaram, com sede de sangue e mulheres, diz-se que 0.5 % da população mundial hoje pode ser descendente de Gengis Khan. O seu império alcançou partes significativas da China e estendeu-se até partes da Rússia.

Esta onda de sangue, durou até 1227. Os ferimentos provocados por uma queda de cavalo, durante a batalha contra uma insurreição chinesa, causaram-lhe a morte em 1227. Até hoje não foi encontrado o seu túmulo, que se diz conter tesouros de valor incalculável. Diz-se que os responsáveis do enterro esmagaram o terreno com a ajuda de cavalos com tanta força que, mudaram o curso do Rio, para que o alagasse e mataram todas as testemunhas.

3249 Visualizações 1 Total
3249 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática