A Anatólia que geograficamente corresponde a uma península, também é conhecida como Ásia Menor ou Próximo Oriente, é e sempre foi historicamente o principal elo de ligação entre a Europa e o Oriente, local essencial para as deslocações mercantis denominadas de Rota da Seda entre a Europa e a China durante vários séculos.
Em termos marítimos é banhada a sul pelo Mar Mediterrâneo, a Norte pelo Mar Negro, a oeste pelo Mar Egeu e a nordeste pelo Mar de Mármara. Através do estreito do Bósforo é feita a ligação entre o Mar Negro e de Mármara, e a separação entre o continente europeu e asiático, através do estreito de Dardanelos é feita a ligação entre o Mar Egeu com o de Mármara. Em termos terrestres as fronteiras actuais da Anatólia correspondem às fronteiras da Turquia com o Irão, Iraque, Síria, Azerbaijão, Arménia e Geórgia.
Actualmente o Bósforo e Dardanelos separam a parte europeia da Turquia da asiática, a maior extensão terrestre territorial turca encontra-se na Anatólia, a sua maior cidade Istambul, é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, Ásia e Europa.
As regiões costeiras da Península, tanto a norte como a sul são densamente povoadas e com terrenos férteis para a exploração agrícola e pulverização de zonas florestais. As regiões, central e oriental da Anatólia são áridas e com diversas cordilheiras montanhosas que em tempos dificultavam a circulação para as zonas costeiras.
Desde a pré-história que esta região é povoada por seres humanos, embora sempre habitada não foi formada nenhuma grande civilização pelos nativos desta zona. Com a chegada dos Hititas à Anatólia, provenientes da Ásia Central no segundo milénio antes do nascimento de Cristo é baseada a primeira grande civilização na península, rivalizando com o Egipto antigo. Este Império estendia-se até a Síria e a Mesopotâmia. A decadência dos Hititas após vários séculos de governação levou á fixação de outro povo na região, os Frígios.
A expansão do Império Assírio levou à conquista de boa parte da Anatólia, a sua desfragmentação, resultou no fortalecimento e expansão do Reino Ocidental da península – Reino da Lídia. No decorrer do milénio anterior á nossa Era as zonas costeiras da Ásia Menor passaram a ser colonizadas pelos gregos. Tanto o Reino da Lídia como as colónias gregas são anexadas pela expansão persa e posteriormente com a conquista do Império Aqueménida por Alexandre, O Grande passam a fazer parte do Império helénico.
Com a morte de Alexandre, o seu Império é dividido pelos seus generais. A Anatólia fica inserida no Império Selêucida, a maior unidade territorial a resultar da desfragmentação dos territórios alexandrinos. Como a História elucida inúmeras vezes, os grandes Impérios acabam por sucumbir, e o Selêucida não foi excepção, da sua fragmentação resultaram vários reinos na Península, que mais tarde haviam de ser conquistados por outra grande potência, o Império Romano.
A separação do Império Romano levou a que a parte oriental controlasse os territórios asiáticos como a Ásia Menor, mais tarde transformado em Império Bizantino.
A partir do século XI d. C. as tribos turcas começaram a migrar e a estabelecer-se na Anatólia, conquistando territórios aos bizantinos, os primeiro foram os Seljúcidas. O século XIII marcou o início da expansão de outra tribo turca, os Otomanos que originaram um poderoso Império que estendia-se do Leste da Europa, ao Médio Oriente e Norte de África.
Em 1923 é criada a República da Turquia, com a derrota e desmantelamento do Império Otomano finda a Primeira Guerra Mundial.
Actualmente a Anatólia mantém-se sobre a soberania turca, mas a importância estratégia desta região é demonstrativa pela multiplicidade de civilizações que ocuparam a região que faz a ponte entre a Europa e Ásia. O poder económico da Turquia assenta muito na base rotativa e logística que a região oferece entre os Continentes Europeu, Asiático e Africano. A sua posição estratégica também potenciou a adesão turca à NATO, tornando o país um poderoso e importante aliado do Ocidente.