Definição de Fonema
Entende-se por Fonema todo e qualquer unidade sonora que faça parte da língua de uma cultura, tendo como associação um grafema (forma escrita do som, letra) para cada fonema. Para cada letra/grafema pode haver vários fonemas associados, dependendo da forma como essa letra é pronunciada, por exemplo o grafema [s] nas palavras [Sara] e [asa], são associadas aos fonemas /s/ e /z/ respetivamente.
O ramo da linguística que estuda os fonemas é a Fonética e estabelece um alfabeto fonético para cada língua que se representa por caracteres específicos, sendo que na língua portuguesa em Portugal existem fonemas que diferem do Português no Brasil e do Português em Angola, por exemplo, por não fazerem parte da sonoridade desses contextos socio-culturais. São 37 os fonemas da língua portuguesa de Portugal.
Estrutura diferenciadora do fonema/grafema
Cada fonema deve ser escrito entre barras para o diferenciar da letra a que se refere, sendo que existem letras que não têm associação fonética por não representarem um som em sim mesmas (ex: [h]). Da mesma forma, existem fonemas com dupla função que podem ou não assumir representação, pois existem casos em que apenas são representados na escrita por conferirem um qualidade às letras que o precedem como é o caso do [m] em pombo ou [n] em canto, não aparecendo na escrita fonética: /põbu/ ou /kãtu/. Uma vez que os fonemas representam a sonoridade de uma língua, e como esta apresenta variações conforme as regiões, uma palavra que é escrita da mesma maneira em todo o país não é dita da mesma forma em todas as regiões desse país, portanto a escrita fonética vai ser diferente, havendo casos em que o número de letras não corresponde ao número de fonemas, como já exemplificado.
A escrita fonética assume então uma continuidade tal como a fala, não havendo lugar a espaços nem pontuação intra-frases, apenas inter-frases com ponto final.
Ex: /ului∫vaia∫kõpra∫./ [O Luís vai às compras.]