Articuladores

Conceito de Articuladores

Os Articuladores são um dos participantes na produção de fala, pois a fala compreende a articulação dos sons cuja funcionalidade está interligada com a utilização das caixas de ressonância, do fluxo respiratório, dos pontos articulatórios e da integridade do sistema nervoso.

Consideram-se como Articuladores todas as estruturas orofaciais que permitem formular a produção de um som ou fonema, podendo ser divididos em estruturas móveis e estruturas estáticas. Assim, como estruturas móveis têm-se a língua, a mandibula, os lábios e o palato mole; como estruturas estáticas têm-se os dentes, o palato duro e os alvéolos. Estas estruturas em contacto umas com as outras, recorrendo a um grau de pressão, sustentação e estabilidade adequadas no movimento permitem a criação dos pontos articulatórios (p.a.). Portanto para cada som existe um ponto articulatório, por exemplo a produção de um /m/ sugere o recurso os articuladores “lábios” (p.a. bilabial), mas para a produção de um /d/ já é necessário o recurso aos articuladores “dentes” e “alvéolos” (p.a. apicoalveolar).

 O uso incorreto destes articuladores, quer pela desadequada pressão, sustentação e estabilidade do movimento, quer pela dificuldade em “encontrar” o ponto articulatório pretendido, quer por alterações orgânicas ou motoras, incorre numa possível distorção da fala.

1603 Visualizações 1 Total
1603 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.