Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Fortaleza de Armação de Pêra localiza-se em Armação de Pêra, no concelho de Silves, no distrito de Faro, na região do Algarve. Por vezes também é referida como Forte de Santo António da Pedra da Galé. Os vestígios desta fortaleza situam-se na extremidade oriental de Armação de Pêra.
História da Fortaleza de Armação de Pêra
Acredita-se que a ocupação primitiva deste local tenha sido um castro lusitano ou um forte romano. Esta fortificação destinar-se-ia à defesa da foz da ribeira de Alcantarilha.
Em 1571 foi erguido um forte que tinha como objetivo servir de defesa contra ataques dos piratas da Barbária e de corsários em geral. Além disso, esta estrutura permitia proteger as pessoas que se deslocavam entre a freguesia de Alcantarilha e o local.
Ao longo dos séculos a povoação foi crescendo e deu origem a Armação de Pêra, sempre sob defesa da fortaleza. Em 1720 foi construída a Capela de Santo António no interior da fortificação.
O terramoto de 1755 provocou graves danos neste monumento militar, que acabou por ser reconstruída anos mais tarde. A 12 de setembro de 1978 foi classificada como Imóvel de Interesse Público.
Características
A Fortaleza de Armação de Pêra tem planta poligonal com 39 metros de largura e 40 metros de comprimento. Foi construída com blocos de rocha calcária de média dimensão, mal aparelhados e ligados por argamassa de cal e areia.
A fortaleza estava protegida por baluartes virados a terra. Em forma de proa estes baluartes guarneciam a entrada, encimada por um pórtico de arco de volta perfeita. Além disso, a defesa da entrada seria complementada por um hipotético fosso que seria ultrapassado através de uma ponte levediça.