Dálmata (Raça de Cão)

Apresentação do Dálmata (Raça de cão): Origem, descrição física e temperamento.

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Dálmata ( Raça de Cão)

Dálmata
País de origem Classificação FCI Função inicial
Croácia Grupo 6 – Cães de levante e corso e raças semelhantes

Secção 3 – Raças semelhantes

Padrão nº 153 – 10/13/2010

Cão de caça

 

Características Gerais
Tamanho Macho: 56 – 62 cm; Fêmea: 54 – 60 cm
Peso Macho: 27 – 32 kg; Fêmea: 24 – 29 kg
Cores Branco com manchas pretas ou castanhas
Esperança de vida 12 – 14 anos
Personalidade       Ativo, sensível, independente

Origem

O Dálmata (Raça de cão) é uma raça canina muito antiga cujas origens exactas são um mistério. A sua representação num afresco de Zaostrog e na pintura “Nossa Senhora com Jesus e Anjos” (Séc. XVI), localizada no altar da igreja Gospa od andjela (Nossa Senhora dos Anjos) na ilha de Losinj, sugere que tem origens na região da Dalmácia na Croácia. No entanto, só se consegue seguir o rastro desta raça a partir do final do século XVII, altura em que o Dálmata terá sido introduzido na Inglaterra. Os Dálmata foram, nessa época, muito populares na classe alta inglesa. Eram usados como cães de carruagem e tinham como função principal a protecção dos cavalos e dos pertences dos seus donos durante as viagens. Também ganharam fama como cães de bombeiros na cidade de Londres. Corriam à frente do carro anti-incêndio puxado por cavalos abrindo-lhe o caminho. O Dálmata é por isso ainda hoje conhecido como “cão bombeiro” (“Fire dog”) na Grã-Bretanha.

A raça foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1955 sob o nome Cão de caça Dálmata.

Apeto físico

Os cães de raça Dálmata são cães de porte médio. Possuem um corpo rectangular e musculoso com movimento elegante. Os seus membros são proporcionais ao resto do corpo, tendo os posteriores uma musculatura bem desenvolvida.

A cabeça tem a forma de um prisma sem ser demasiado larga. O stop é moderado, as orelhas pendentes e os olhos ovais de cor castanha ou preta dependendo da cor das manchas da pelagem.

A cauda atinge pelo menos o jarrete e deve ter uma ligeira curvatura para cima, do tipo sabre.

Os Dálmata nascem com uma pelagem de um branco puro. Pouco tempo depois aparecem manchas pretas ou castanhas (cor de fígado) bem definidas, simétricas e bem distribuídas por todo o corpo. O pelo é curto, brilhante e denso.

Personalidade

Os cães de raça Dálmata possuem um temperamento muito agradável. São leais, independentes e de fácil educação. Gostam de brincar no meio aquático e precisam de uma boa dose de actividade física diária.

285 Visualizações 1 Total

References:

  • Camp, F. (2000). Dálmata. Barcelona: Hispano Europea.
  • Fci.be. (2019). Dalmatian. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards /153g06-en.pdf [Accessed 24 Jul. 2019].
285 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.