Galileu Galilei – Biografia
Galileu Galilei, considerado por muitos como pai da ciência moderna, nasceu a 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, em Florença. Este veio a falecer a 8 de janeiro de 1642 em Arceti, perto de Florença (Itália). Galileu foi um cientista, astrónomo, numa época em que estas profissões não existiam verdadeiramente. Este também se destacou nas área da matemática e da filosofia, sendo a criação do telescópio e as observações da natureza alguns dos seus grandes feitos.
Na sua vida foi obrigado a enfrentar a igreja por discordar das afirmações de que a Terra se encontrava no centro do Universo, afirmando tal como Copérnico que o sol era o verdadeiro centro. A inquisição perseguiu por heresia, pois este defendia a separação entre a igreja e a ciência, além de defender ideias contrarias aos dogmas cristãos.
Vida
O cientista e astrónomo Galileu Galilei nasceu a 15 de fevereiro de 1564 na atual cidade de Pisa, Itália. Filho mais velho de um músico e um criador de teorias musicais, Vincenzo Galilei e de Guilia Amnannati. Este cresceu demonstrando grandes aptidões para as artes, fosse como pintou ou como músico, tendo se mudado com a família para Florença em 1570. Muitas vezes Galileu fabricava pequenas engenhocas, assim como criava brinquedos.
A sua primeira área de estudo foi a medicina, tendo entrado para a Universidade de Pisa, em 1581, no entanto, nunca completou a sua formação, pois substitui esta pelo estudo da matemática, em 1585. Os seus estudos valeram-lhe um convite para ser professor em Florença, acabando por se dedicar à pesquisa na área da geometria.
Alguns anos mais tarde, em 1589 foi convidado a lecionar matemática na Universidade de Pisa. No entanto, a sua falta de graduação e o facto de contestar a ciência de Aristóteles fazia com que outros professores questionassem as suas capacidades, tendo mesmo levado ao seu despedimento em 1591.
Um ano mais tarde, Galileu é nomeado professor de Matemática na Universidade de Pádua, onde acaba por ficar durante 18 anos. Na duração da sua vida em Pádua, este continua as suas investigações sobre a dinâmica, enunciando as sua lei do movimento, ao mesmo tempo que fazia descobertas importantes no campo da astronomia.
Durante a sua estadia em Pisa, Galileu conhece uma Veneziana, Marina Gamba, com quem acaba por ter três filhos ilegítimos, pois nunca chega a casar. As suas filhas são obrigadas a entrar para um convento, por não arranjarem casamento, o seu filho tornou-se num músico.
Ao longo da sua vida, Galileu trabalhou para desmistificar lendas e teorias, além de criar novas leis para o mundo natural, quebrando muitos dos conceitos aceites até esse momento, apoiando-se na Matemática e na linguagem matemática para descrever o mundo natural.
No ano de 1633 Galileu foi condenado por heresia, no entanto, este é forçado retirar o que disse , negando as suas descobertas cientificas, afirmando que o defendido pela igreja estava correto, salvando-se assim da morte como herege. Em 1642 Galileu cego morre em sua casa na cidade de Arcetri em Itália, aos77 anos, no entanto, apenas em 1922 é que a igreja reconhece que as suas teorias estavam certas.
Obra
Galileu assim como os estudiosos (cientistas) do seu tempo era versado em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a filosofia, a matemática, a astronomia, entre tantas outras áreas do conhecimento. Um dos seus trabalhos mais notáveis foi a enunciação das leis que regem universo pendular, isto é, as leis que nos permitem estudar a movimentação dos pêndulos, o que lhe permitiu criar um relógio pendular preciso.
Este pensador desenvolveu diversos trabalhos com telescópio que o ajudou a provar cientificamente as teorias de Copérnico (a localização central do Sol em relação ao universo), enunciando a teoria heliocêntrica. No campo da astronomia Galileu foi também responsável pela descoberta dos anéis de Saturno e das maiores luas de Júpiter.
Entre as suas obras literárias constam “O mensageiro das estrelas”, “História das manchas e Acidentes do Sol”, assim como “Dialogo sobre os dois Máximos sistemas do Mundo”. Outras das suas invenções são o termómetro, a luneta telescópica As suas descobertas e inventos revolucionaram a ciência do seu tempo.
Percurso
1564 – Nasce em Pisa
1570 – Família muda-se para Florença
1581 – Inscreve-se na Universidade de Pisa
1585 – Substitui o estudo da Medicina pelo estuda da Matemática
1589 – começa a lecionar Matemática na Universidade de Pisa
1591 – Despedido do cargo de professor na Universidade de Pisa
1592 – Torna-se professor de Matemática na Universidade de Pádua
1600 – Conhece a mãe dos seus três filhos (duas raparigas e um rapaz)
1610 – Publica “ O Mensageiro das Estrelas”
1613 –Publica “História das Manchas e Acidentes do Sol”
1632 – Publica “Dialogo sobre os dois Máximos Sistemas do Mundo”
1642 – Morre em Itália
1922 – Igreja reconhece o seu erro, dando o devido crédito a Galileu
References:
Silva, Cláudia Carvalho (2018). Carta perdida de Galileu mostra como tentou fugir às mãos da Inquisição. Público online. Consultado em: Março 31, 2019, em https://www.publico.pt/2018/10/06/ciencia/noticia/carta-perdida-de-galileu-mostra-como-o-astronomo-tentou-fugir-as-maos-da-inquisicao-1845843#gs.nanKhi0H
Frazão, Dilva (2018). Galileu Galilei. Ebiografia. Consultado em: Março 31, 2019, em https://www.ebiografia.com/galileu_galilei/
(2014) Galileo Biography. Biography. Com Consultado em: Março 31, 2019, em https://www.biography.com/people/galileo-9305220
Helden, Albert Van (2019). Galileo. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Março 31, 2019, em https://www.britannica.com/biography/Galileo-Galilei