Uma breve descrição do pensamento filosófico do pré-socrático Anaxímenes.
Anaxímenes de Mileto foi um filósofo que viveu proximamente entre 585 a.C. e 528 a.C.. Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal, exceto pelo fato de participar da escola jônica e ser amigo/discípulo de Anaximandro. Como filósofo pré-socrático sua principal preocupação estava em compreender a natureza. Participante da escola jônica (primeira escola naturalista oriunda da Ásia Menor) buscava a substância única, a causa, o princípio do mundo natural. Os jônicos consideravam que essa substância primeira era um elemento único; julgavam ser este imanente e força ativa de toda natureza. Da sua ação derivaria precisamente a variedade, a multiplicidade, a sucessão dos fenômenos.
Dentre os pré-socráticos da escola Jônica encontramos os antigos e os posteriores. Os antigos partiam da ideia de que o universo surgiu de um ponto estático e procuraram determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todas os seres. Os jônicos posteriores, por sua vez, partindo de estudos cosmológicos entenderam o cosmo como algo dinâmico. Por isso vão buscar compreender a questão do movimento e da transformação como origem. Entre os jônicos posteriores encontramos Heráclito de Éfeso e Anaxágoras de Clazômenas. Já entre os jônicos antigos temos Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes.
Segundo ele, o princípio que tudo comanda é o ar. Seria ele a arché, uma vez que é incorpóreo e se encontra em toda parte. Tudo provém do ar, que é respiração e vida. Para Anaxímenes, nossa alma é ar e sendo o mundo um ser vivo, o ar lhe é necessário e vital, além de mantê-lo unido por inteiro. O fogo é ar rarefeito, a água, a terra e a pedra são formas progressivamente mais condensadas do ar. Assim, todas as coisas que existem, mesmo que qualitativamente diferentes entre si, não passam de variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento.
Podemos ver em sua interpretação uma tentativa de encontrar, em um elemento de caráter invisível e incorpóreo, uma explicação abstrata da realidade física.
Sobre Pré-Socráticos ver também:
References:
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1° ed. brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi; revisão da tradução e tradução de novos textos Ivone Castilho Beneditti – 6°ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2°ed. Rio de Janeiro: 2007
MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 1°ed. Belo Horizonte: Pax editora, 2010.