Os tipos de turismo podem ser definidos de acordo diferentes tipologias consoante a metodologia adotada pelos investigadores e/ou organismos que pode incidir na oferta e/ou na procura turística. A tipologia de sugerida por Davidson focou-se na análise de três aspetos fundamentais para definir os diferentes tipos de turismo, nomeadamente, os locais, os padrões de consumo e as caraterísticas geográficas dos destinos turísticos.
Davidson apresenta quatro mudanças chave que conduziram para a alteração dos gostos e/ou hábitos nos turistas: a expansão das preocupações ambientais que surgiram nos anos 80 (o aparecimento do conceito desenvolvimento sustentável potenciou o aparecimento do conceito Turismo Sustentável); a maior pré-disposição dos consumidores para o lazer e recreio; o aumento generalizado das férias repartidas (conduziu a uma sofisticação do consumo); o aumento da confiança dos consumidores (potenciou o aumento de férias mais independentes).
Exposto isto, Davidson na formação da sua tipologia apresentou quatro grandes tipos de turismo e utilizou um código colorido para a aproximação mais genérica aos tipos de turismo, designadamente, Branco, Verde, Azul e Luzes.
O turismo Branco é associado à prática de desportos de inverno e a todas as atividades turísticas ligadas aos destinos turísticos de neve.
O Turismo Verde é definido como as atividades turísticas praticadas em natureza e espaço rural (TER). Davidson também considera que o Turismo Verde se pode fragmentar em seis grupos, nomeadamente, o turismo alternativo, o turismo responsável, o turismo discreto, o ecoturismo, o turismo sustentável e o turismo suave. Porém, Davidson reconheceu que as diferenças propostas são praticamente inexistentes e realçou sobretudo as diferenças entre o Turismo de Massas e o Turismo Sustentável (aumento dos turistas responsáveis com preocupações sobre o seu impacte positivo e/ou negativo no destino turístico).
O turismo Azul segundo Davidson está relacionado às atividades turísticas balneares, ou seja, em destinos turísticos com apetência para o turismo sol e mar. Por último, o turismo de Luzes é referenciado por atividades turísticas que têm lugar em cidades e tudo o que elas podem oferecer (tours culturais; compras; espetáculos; entre outros).
A proposta de tipologia de Davidson é uma abordagem centrada na emergência de ‘novas formas’ de turismo e estas têm como cenário principal os países tradicionalmente emissores (genericamente o ‘mundo ocidental’ com incidência em países europeus).
Para finalizar, importa também reter que a tipologia de Davidson está mais centrada na oferta turística dos destinos e não incide tanto nas motivações que conduzem os turistas a visitar e/ou procurar determinado destino.
References:
-
Davidson, R. (1992). Tourism in Europe, Pitman Publishing, pp. 175.