Fátima (Portugal)

Apresentação da cidade de Fátima e da sua freguesia: caracterização sócio-económica, as aparições, herádica, património histórico e património natural.

Apresentação da localidade de Fátima

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Fátima
Classificação: Cidade e freguesia

População: 8.880 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°37’51.5″N 8°40’22.6″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia: Fátima

….

Fátima é uma cidade e sede de freguesia portuguesa, pertencente ao concelho de Ourém e ao distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, estando situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 300 metros acima do nível do mar. A área total da freguesia é de 71,29 km2 e a população residente, de acordo com os censos de 2011, é de 11.596 habitantes. Quanto à cidade propriamente dita, que além de ‘Fátima-Sede’ integra diversas outras localidades da freguesia, a população residente era, em 2011, de 8880 pessoas.

Ao nível eclesiástico, Fátima reparte com Leiria a sede da Diocese de Leiria-Fátima.

Está situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 300 metros acima do nível do mar. As formações das Serras de Aire e Candeeiros conferem-lhe uma paisagem árida, um solo rochoso e calcário onde só a azinheira, o carvalho português, o medronheiro, o sanguinho ou zanguinho, a figueira e a oliveira, conseguem resistir às condições adversas que o clima e território apresentam.

A Freguesia de Fátima foi fundada em 1568, após a sua desagregação da Colegiada de Ourém.

Aparições de Nossa Senhora e do Anjo

A 13 de maio de 1917, enquanto guardavam as suas ovelhas num local da serra chamado Cova da Iria, três crianças (Lúcia, Francisco e Jacinta, que viriam a ficar conhecidos como ‘Os Três Pastorinhos”) terão presenciado o surgimento de um “linda senhora vestida de branco”. De acordo com os relatos dos próprios pastorinhos, essa senhora, que mais tarde viria a ser referida como a ‘Senhora do Rosário’, teria sido enviada diretamente por Deus com uma mensagem que fazia apelo à oração, ao sacrifício e à penitência. Nos meses seguintes à primeira aparição em maio, Nossa Senhora voltaria a aparecer nos dias 13 de cada mês até outubro (excepto agosto, mês em que devido à retenção dos pastorinhos em Ourém para interrogatório, a aparição terá acontecido no dia 19 no lugar dos Valinhos). No dia 13 de outubro, data da última aparição, e numa altura em que o relato das aparições já estava largamente difundido, deslocaram-se à Cova da Iria mais de 70 mil pessoas, as quais terão presenciado a um fenómeno solar que ficou conhecido como o “Milagre do Sol”.

Além das aparições de Nossa Senhora, Lúcia relatou mais tarde que em 1916 haviam já acontecido três aparições de um Anjo, a primeira e terceira nos Valinhos, num local chamado Loca do Cabeço, e a segunda sobre o poço dos pais de Lúcia.

Património Natural e Edificado

No caso do património edificado, o principal e grande destaque vai naturalmente para o Santuário de Fátima, considerado um dos maiores santuários marianos do mundo e muitas vezes apelidado como o ‘Altar do Mundo’. Além do recinto de oração, o santuário inclui a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade, a extensa Colunata a partir da qual se pode aceder a várias capelas e outros espaços, a Cruz Alta e ainda o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus.

Fora do Santuário, merecem referência a Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos que inicia na Rotunda Norte, seguindo em direção à aldeia de Aljustrel, o Calvário Húngaro situado no lugar dos Valinhos a norte de Aljustrel e a própria aldeia de Aljustrel onde se localizam as casa onde viveram os pastorinhos e onde existem diversas construções em pedra, algumas das quais do século XVIII.

Por fim, um destaque ainda para os três museus existentes na cidade: o Museu de Arte Sacra, o Museu de Cera e o Museu das Aparições.

Quanto ao património natural, este é claramente dominado pelo Maciço Calcário Estremenho que integra a Serra d’Aire. A sua estrutura tipicamente cársica do maciço determina a existência na região de numerosos algares, grutas com estalactites e estalagmites, bem assim como campos de lapiez. Podem ver-se ainda outras formações naturais, típicas da região tais como dolinas, uvalas, polje (Polje de Minde – Mata).

Atividades Económicas da cidade e da freguesia

Pelas suas características muito particulares, a economia de Fátima é muito influenciada pelas peregrinações e pelo turismo religioso que todos os anos leva à cidade mais de 4 milhões de pessoas. Assim, os serviços relacionados com a hotelaria e a restauração dominam claramente a economia da cidade. Segue-se o comércio, com especial destaque para o comércio de artigos religiosos. Fora da cidade são de referir algumas indústrias transformadoras, como a indústria de mármores e a indústria de madeiras, e também a construção civil.

Localidades da Freguesia de Fátima

A freguesia de Fátima é constituída pelas localidades que formam a cidade propriamente dia e por diversas outras localidades. No caso da Cidade de Fátima, esta é formada pelas localidades de Cova da Iria, Fátima-Sede, Moita Redonda, Aljustrel, Casa Velha, Moimento, Eira da Pedra. As localidades da freguesia não integradas na cidade são Alveijar, Amoreira, Boleiros, Casal Farto, Casal de Santa Maria, Casalinho, Chã, Gaiola, Giesteira, Lomba, Lombo d´Egua, Lameira, Maxieira, Moitas, Montelo, Ortiga, Pederneira, Pedreira, Poço de Soudo, Ramila, Vale de Cavalos, Vale de Porto, Valinho de Fátima.

Heráldica

O brasão de Fátima é constituído por um escudo de azul, sobre o qual está a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com auréola de ouro. Do lado direito tem um ramo de azinheira e do lado esquerdo uma rosa, ambos de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres. O listel é branco, com a legenda a negro, em maiúsculas «FÁTIMA».fatima-01

A imagem de Nossa Senhora apareceu, foi vista por três crianças e foi pela descrição delas que foi feita a imagem. Não pode haver símbolo mais forte para representar a Freguesia de Fátima, no seu brasão e na sua bandeira. Por isso a imagem aparece no centro do escudo, ligeiramente abaixada para significar a “descida” de Nossa Senhora à Terra, figurando a imagem no lugar principal do escudo. É de branco (o termo correcto em Heráldica: Prata), a cor natural e predominante da imagem que está no Santuário. Não tem espaço por cima ocupado, para indicar que veio de “cima”, ou seja do Céu. Habitualmente a imagem de Nossa Senhora de Fátima é representada com a coroa real, de ouro e com os três pastorinhos ajoelhados. Em rigor Heráldico, a imagem a quem compete a coroa é a Nossa Senhora de Vila Viçosa, a quem El-Rei D. João IV ofereceu a coroa. Não consta que os pastorinhos tenham visto “uma Senhora coroada”. O ramo de azinho tem três significados, no primeiro para simbolizar a azinheira onde a Virgem “pousou”, no segundo para simbolizar o orágo da Freguesia, Santo António, que em Heráldica se representa por um dos seus atributos: uma cruz com doze cascudos de azinho e no terceiro, a par com a rosa heráldica, simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia. Quanto à rosa heráldica, é uma figura que simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia e também Nossa Senhora. Neste caso simboliza a “Rosa de Ouro”, uma oferta raramente concedida, por grande dignidade, pela Santa Sé, que galardoou o Santuário com a mencionada “Rosa de Ouro”, que simboliza e representa também a Basílica, as Igrejas, as Capelas e mais lugares de oração, recolhimento e estadia religiosa de Fátima.O escudo é azul, também cor de Nossa Senhora na Heráldica e a coroa mural possui cinco torres por a Freguesia ter sede em Cidade.
Este artigo faz parte do Portal de Ourém
Onde Comer Onde Dormir
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

866 Visualizações 1 Total
866 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.