Casal dos Secos (Rio de Couros, Ourém)

Apresentação da localidade de Casal dos Secos (Ourém): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade de Casal dos Secos

Casal dos Secos

Casal dos Secos (Autor: Paulo Nunes – Ago/2017)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Casal dos Secos
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 66 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°44’07.5″N 8°30’03.3″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia:  Rio de Couros e Casal dos Bernardos

.

.

.

….

O Casal dos Secos é uma pequena localidade da freguesia União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente no Casal dos Secos era nesse ano de 51 pessoas.

Confina com as localidades de Casal do Ribeiro, Rio de Couros e Casal Domingos João. O povoamento de Casal dos Secos é do tipo disperso, com as casas a distribuir-se quase na totalidade ao longo da Estrada Municipal M1016.

A localidade situa-se nas margens do fértil vale da Ribeira da Salgueira e está rodeada por pinhais de pinheiro bravo. A economia está ligada sobretudo à exploração agrícola e agro-pecuária de subsistência. Para a exploração agrícola muito contribui a Ribeira da Salgueira com o seu caudal permanente que através de vários canais de irrigação permite o cultivo de diversas espécies de regadio com destaque para o milho.

Não existem quaisquer edifícios públicos na localidade.

Este artigo faz parte do Portal de Ourém

..

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

 

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com

.

 

607 Visualizações 1 Total
607 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.