Zoo de Santo Inácio

O Zoo de Santo Inácio localiza-se na freguesia de Avintes, em Vila Nova de Gaia. Neste momento tem uma área de 15 hectares e alberga mais de 800 animais de 260 espécies, sendo o maior e mais verde jardim zoológico do norte de Portugal, a apenas 10 minutos do Porto. O Zoo de Santo Inácio já foi visitado por mais de 1,5 milhões de pessoas.

transferir

A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são principal preocupação do Zoo. Todos os animais acolhidos pelo Zoo de Santo Inácio vivem em ambientes de acordo com a sua origem, proporcionando-lhes melhores condições para que vivam saudáveis e manifestem comportamentos genuínos e naturais.

O Zoo de Santo Inácio desenvolve um conjunto de atividades e programas orientados para escolas e jovens, de forma a fomentar conceitos como a proximidade com a vida selvagem, a compreensão do papel de cada animal na natureza, a consciência ambiental e a sensibilização para a conservação de espécies e a preservação do ambiente.

História

O Zoo de Santo Inácio nasceu do sonho de uma família apaixonada pela natureza, pertencente ao grupo Aveleda. Em 2000 este jardim zoológico abriu portas com o objetivo de aproximar a comunidade local da natureza e vida selvagem, alertando para a importância da conservação das espécies de fauna e flora um pouco por todo o mundo.

Em 2014 o Zoo de Santo Inácio passou a integrar o Grupo Thoiry, juntando-se a partes zoológicos como o Parc Zoologique et Château de Thoiry, o Parc et Château du Colombier e o Safari Parc de Peaugres.

Animais

O Zoo de Santo Inácio tem cerca de 800 animais de 260 espécies diferentes oriundos dos cinco continentes. Ao nível dos mamíferos destacam-se o búfalo aquático asiático, o camelo asiático, o canguru de Bennet, a capivara, a girafa, o gnu de cauda branca, o lémure de cauda anelada, o saguim-imperador e a zebra das planícies. Nas aves pode ver araras de várias espécies, como o grifo, o flamingo-pequeno, o marabu-africano, o pigargo americano, a coruja das neve e o calau-terrícola-de-África. Nos répteis é de realçar a iguana-verde, a jibóia, a piton-arborícola e a piton-de-Burma-albina. Por fim, ao nível dos invertebrados pode cruzar-se com a barata de Madagáscar, o caracol gigante africano e o mil-pés negro americano. Muitos destes animais podem ser apadrinhados.

A organização do Zoo de Santo Inácio inclui o Túnel dos Leões Asiáticos, um túnel inovador e único em Portugal com 40 metros de vidro que atravessa o habitat dos leões asiáticos e permite ficar cara-a-cara com um dos mais raros felinos do mundo; a Savana Africana, a zona onde estão as avestruzes, os gnus,os rinocerontes, as girafas e as zebras; o Reptilário, que acolhe 50 espécies de répteis e anfíbios; a Casa dos Animais Noturnos, um insectário com mais de 40 espécies como tarântulas, escorpiões, baratas, caracóis gigantes e escaravelhos; e a Estufa Tropical, que permite observar espécies tropicais como papagaios, patos mandarins ou mutuns por entre vegetação densa.

Horários e Preços

O Zoo de Santo Inácio está aberto das 10h00 às 19j00 entre abril e outubro e das 10h00 às 17h00 entre novembro e março. No interior do zoo existe um restaurante e dois bares.

Ao longo de todo o dia há várias demonstrações que podem ser assistidas as vezes que os visitantes quiserem, nomeadamente Alimentação dos Leões Asiáticos (10h30), Alimentação dos Pinguins (11h30), Demonstração de Aves de Rapina (15h30), Alimentação das Lontras (13h15), Demonstração de Répteis (14h00), Demonstração de Vida Selvagem (14h00) e Alimentação de Lémures (18h00).

A entrada para um adulto dos 13 aos 64 anos tem o custo de 14,95 euros. Crianças até aos dois anos não pagam entrada, jovens dos 3 aos 12 anos pagam 9,95 euros, séniores com mais de 65 anos pagam 12,95 euros.

377 Visualizações 1 Total
377 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.