Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) é uma universidade pública portuguesa que se localiza no Algarve, nas cidades de Faro e de Portimão, onde tem vários pólos de ensino organizados em três pólos, nomeadamente: Campus de Gambelas (em Faro), Campus da Penha (em Faro) e Campus de Portimão (em Portimão).
Uma particularidade da Universidade do Algarve é o facto de congregar na sua instituição unidades orgânicas de carácter de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico, dado resultado da união de duas instituições: da Universidade do Algarve e do Instituto Politécnico de Faro. Ambas as instituições foram criadas em 1979, tendo seguido caminhos distintos até 1988, ano em que o Governo decretou a articulação, para efeitos de gestão comum, das duas instituições. Em 1991 são elaborados os estatutos comuns a ambas as instituições e em 1992, por decreto governamental, é extinto o Instituto Politécnico de Faro.
Fazem atualmente parte da Universidade do Algarve três Faculdades (Ciências e Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Economia), três escolas superiores politécnicas (educação, comunicação, gestão, hotelaria, turismo e saúde) e 1 instituto (engenharia):
- No Campus de Gambelas, situado a seis quilómetros da cidade de Faro, estão localizadas a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), a Faculdade de Ciências Tecnologia (FCT), a Faculdade de Economia (FE) e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) e a Escola Superior de Saúde (ESS).
- No Campus da Penha, localizado no centro da cidade de Faro, encontra-se a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) e o Instituto Superior de Engenharia (ISE).
- No Campus de Portimão da Universidade do Algarve, localizado no largo da estação de Caminhos de Ferro, funciona como uma extensão da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo onde são lecionados os cursos de Gestão e Turismo.
Cursos existentes na Universidade do Algarve
São lecionados na Universidade do Algarve uma grande variedade de cursos que vão desde as ciências humanas e sociais, às ciências biológicas, às ciências da saúde, às ciências económicas e empresariais, educação, turismo e várias engenharias. Apresenta-se de seguida a lista de cursos de licenciatura e mestrado atualmente existentes na Universidade.
Licenciaturas:
- Agronomia
- Arquitetura Paisagista
- Artes Visuais
- Biologia
- Biologia Marinha
- Bioquímica
- Biotecnologia
- Ciências Biomédicas
- Ciências Biomédicas e Laboratoriais
- Ciências da Comunicação
- Ciências da Educação e da Formação
- Ciências do Mar
- Design de Comunicação
- Desporto
- Dietética e Nutrição
- Economia
- Educação Básica
- Educação Social
- Enfermagem
- Engenharia Alimentar
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica e Eletrónica
- Engenharia Informática
- Engenharia Mecânica
- Farmácia
- Gestão
- Gestão de Empresas
- Gestão Hoteleira
- Gestão Marinha e Costeira
- Imagem Animada
- Imagem Médica e Radioterapia
- Línguas e Comunicação
- Línguas, Literaturas e Culturas
- Marketing
- Matemática Aplicada À Economia e à Gestão
- Ortoprotesia
- Património Cultural e Arqueologia
- Psicologia
- Sociologia
- Tecnologia e Segurança Alimentar
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Terapia da Fala
- Turismo
Mestrados Integrados:
- Ciências Farmacêuticas
- Engenharia Biológica
- Engenharia do Ambiente
- Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
- Medicina
Órgãos da Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem um Conselho Geral da Universidade que é composto por trinta e cinco membros sendo que dez desses membros são personalidades externas que têm conhecimentos importantes para a instituição de ensino superior universitária e politécnica. O Conselho Geral tem como objetivos definir a estratégia de desenvolvimento da instituição e decidir sobre aspectos que envolvam a gestão da Universidade e também questões relacionadas com a eleição do Reitor. Constituem o Conselho Geral da Universidade do Algarve dezoito representantes dos professores e dos investigadores, seis representantes dos estudantes, um representante dos funcionários não docentes e dez personalidades externas que não pertencem à instituição.