Santuário do Sameiro (Braga)

Apresentação do Santuário do Sameiro que se localiza em Braga

O Santuário do Sameiro, nome pelo qual é conhecido popularmente pela maioria das pessoas, é um santuário religioso mariano que se localiza na cidade de Braga, sede de concelho e de distrito com o mesmo nome que por sua vez se localiza na Zona Norte de Portugal e cuja origem está datada ao ano de 1863.

Santuário do Sameiro (Braga)

 

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro ou apenas Santuário do Sameiro de Braga – que é o nome pelo qual é popularmente conhecido pela maioria das pessoas da região, da cidade e também pelos turistas – ou ainda por Imaculada Conceição do Monte do Sameiro de Braga é um santuário mariano, ou seja, um local de culto sagrado para onde a devoção se dirige à Virgem Maria. O Santuário do Sameiro de Braga é, como o nome indica, um santuário que se localiza na cidade de Braga, uma cidade portuguesa que se situa na região do Norte de Portugal Continental e que é sede de município de também sede de distrito com o mesmo nome. A obra de construção do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Braga começou a ser feita quando decorria o mês de Junho do ano de 1863. A iniciativa de se fundar o santuário mariano em Braga partiu da cabeça do vigário da cidade de Braga, o Padre Martinho António Pereira da Silva, um padre de nacionalidade portuguesa que nasceu em Semelhe e que veio a falecer na cidade de Vila do Conde. O fundador do santuário do Sameiro destacou-se como examinador pro sinodal do arcebispado da cidade de Braga e como professor de Teologia moral no seminário da mesma cidade. O Padre Martinho António Pereira da Silva decidiu colocar uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no cume de uma montanha e assim surgiu a ideia de ser construído na cidade um santuário para devoção a mariana.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos exemplos mais significativos de locais que existem em Portugal e que prestam devoção à Virgem Maria em conjunto com o conhecido e conceituado Santuário de Fátima (Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), que é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, que se localiza na Cova de Iria, na cidade de Fátima e que é um local de peregrinação cristã e de devoção católica que preserva alguns acontecimentos relacionados com a religião. A par com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e com o Santuário da Mãe Soberana, um santuário que se localiza na freguesia de São Sebastião, no concelho de Loulé, no Algarve (Sul de Portugal Continental), o Santuário do Sameiro de Braga é um dos mais importantes santuários marianos de Portugal e também da região do Norte do país. O Santuário do Sameiro de Braga foi uma obra concluída já no século XX e destaca-se da sua estrutura, construção e decoração, no seu interior o alta-mor construído em granito de cor branca que é polido e também o sacrário da igreja, que é feito em prata. Em frente ao templo e ao santuário, já na parte exterior do mesmo, ergue-se uma grande e imponente escadaria onde no topo da mesma estão levantados dois pilares que por sua vez estão encimados com imagens sagradas. Num dos pilares está colocada a imagem da Virgem Maria e no outro pilar está colocada a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

A Nossa Senhora do Sameiro é a divindade que é representada no altar principal do Santuário do Sameiro em Braga e foi em junho de 1863 quando foi lançada a primeira pedra para que este monumento nacional fosse construído. No ano de 1869 foi benzido e inaugurado o edifício e no ano de 1873 iniciou-se a construção de uma capela em comemoração do Concílio Vaticano I e do dogma da infabilidade pontífica. No ano de 1877 criou-se a chamada Confraria da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro na cidade de Braga e um ano depois chegou a Braga a imagem da Nossa Senhora do Sameiro, uma obra feita por Eugénio Maccagnani.  Após a destruição do primeiro santuário, no ano de 1890 foi lançada a primeira pedra na construção do atual Santuário como o conhecemos nos dias de hoje, no ano de 1941 foi feita a sagração do Santuário e em 1982 o mesmo foi visitado pelo Papa João Paulo II.

 

277 Visualizações 1 Total
277 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática