Santuário do Sameiro (Braga)

Apresentação do Santuário do Sameiro que se localiza em Braga

O Santuário do Sameiro, nome pelo qual é conhecido popularmente pela maioria das pessoas, é um santuário religioso mariano que se localiza na cidade de Braga, sede de concelho e de distrito com o mesmo nome que por sua vez se localiza na Zona Norte de Portugal e cuja origem está datada ao ano de 1863.

Santuário do Sameiro (Braga)

 

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro ou apenas Santuário do Sameiro de Braga – que é o nome pelo qual é popularmente conhecido pela maioria das pessoas da região, da cidade e também pelos turistas – ou ainda por Imaculada Conceição do Monte do Sameiro de Braga é um santuário mariano, ou seja, um local de culto sagrado para onde a devoção se dirige à Virgem Maria. O Santuário do Sameiro de Braga é, como o nome indica, um santuário que se localiza na cidade de Braga, uma cidade portuguesa que se situa na região do Norte de Portugal Continental e que é sede de município de também sede de distrito com o mesmo nome. A obra de construção do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Braga começou a ser feita quando decorria o mês de Junho do ano de 1863. A iniciativa de se fundar o santuário mariano em Braga partiu da cabeça do vigário da cidade de Braga, o Padre Martinho António Pereira da Silva, um padre de nacionalidade portuguesa que nasceu em Semelhe e que veio a falecer na cidade de Vila do Conde. O fundador do santuário do Sameiro destacou-se como examinador pro sinodal do arcebispado da cidade de Braga e como professor de Teologia moral no seminário da mesma cidade. O Padre Martinho António Pereira da Silva decidiu colocar uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no cume de uma montanha e assim surgiu a ideia de ser construído na cidade um santuário para devoção a mariana.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos exemplos mais significativos de locais que existem em Portugal e que prestam devoção à Virgem Maria em conjunto com o conhecido e conceituado Santuário de Fátima (Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), que é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, que se localiza na Cova de Iria, na cidade de Fátima e que é um local de peregrinação cristã e de devoção católica que preserva alguns acontecimentos relacionados com a religião. A par com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e com o Santuário da Mãe Soberana, um santuário que se localiza na freguesia de São Sebastião, no concelho de Loulé, no Algarve (Sul de Portugal Continental), o Santuário do Sameiro de Braga é um dos mais importantes santuários marianos de Portugal e também da região do Norte do país. O Santuário do Sameiro de Braga foi uma obra concluída já no século XX e destaca-se da sua estrutura, construção e decoração, no seu interior o alta-mor construído em granito de cor branca que é polido e também o sacrário da igreja, que é feito em prata. Em frente ao templo e ao santuário, já na parte exterior do mesmo, ergue-se uma grande e imponente escadaria onde no topo da mesma estão levantados dois pilares que por sua vez estão encimados com imagens sagradas. Num dos pilares está colocada a imagem da Virgem Maria e no outro pilar está colocada a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

A Nossa Senhora do Sameiro é a divindade que é representada no altar principal do Santuário do Sameiro em Braga e foi em junho de 1863 quando foi lançada a primeira pedra para que este monumento nacional fosse construído. No ano de 1869 foi benzido e inaugurado o edifício e no ano de 1873 iniciou-se a construção de uma capela em comemoração do Concílio Vaticano I e do dogma da infabilidade pontífica. No ano de 1877 criou-se a chamada Confraria da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro na cidade de Braga e um ano depois chegou a Braga a imagem da Nossa Senhora do Sameiro, uma obra feita por Eugénio Maccagnani.  Após a destruição do primeiro santuário, no ano de 1890 foi lançada a primeira pedra na construção do atual Santuário como o conhecemos nos dias de hoje, no ano de 1941 foi feita a sagração do Santuário e em 1982 o mesmo foi visitado pelo Papa João Paulo II.

 

468 Visualizações 1 Total
468 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.