O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, também conhecido por Santuário de Santa Luzia, localiza-se no cimo do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior na cidade de Viana do Castelo.
É o ex-libris da cidade e em 1927 foi considerado o terceiro melhor panorama do mundo pela revista National Geographic.
O projeto arquitetónico do Santuário de Santa Luzia é da autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra. A construção iniciou-se em 1904 e concluiu-se em 1959. A iniciativa foi da Confraria de Santa Luzia que atualmente tutela o monumento.
Este é um templo-monumento glorificado a Santa Luzia. Anterior ao templo existia no local uma pequena ermida medieval também dedicada a Santa Luzia. Apesar de as obras se terem iniciado em 1904, foram interrompidas em 1910 com a Implantação da República e apenas se reiniciaram em 1926.
Desde 1923 que o monumento é servido pelo Elevador de Santa Luzia, também conhecido como Funicular de Santa Luzia, cujo responsável foi Bernardo Pinto Abrunhosa.
O templo tem planta na forma de cruz grega com vários elementos em estilo reo-romântico, neo-gótico e bizantino. No zimbório é possível observar uma vista de 360º sobre a região. Na fachada principal destaca-se uma estátua do Sagrado Coração de Jesus em bronze da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro.