Portugal dos Pequenitos

Apresentação do parque temático Portugal dos Pequenitos, localizado em Coimbra

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Portugal dos Pequenitos é um parque temático que mostra aspetos relacionados com a cultura e o património português em Portugal e no Mundo. Localiza-se na cidade de Coimbra e foi fundado no ano de 1938, inaugurado dois anos depois, no ano de 1940.

Entrada do Portugal dos Pequenitos

Entrada do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é popularmente conhecido como «Portugal dos Pequeninos», no entanto o nome correto é Portugal dos Pequenitos. É um parque temático que se localiza no largo do Rossio de Santa Clara, na cidade (concelho e distrito) de Coimbra, na Zona Centro de Portugal. Nas imediações do parque Portugal dos Pequenitos encontram-se outros pontos turísticos de interesse da cidade tais como o Mosteiro de Santa Clara A Nova, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança, os Jardins e a Quinta das Lágrimas, o Mosteiro de Santa Clara a Velha, à beira Rio (Mondego), o Parque Verde de Coimbra, o Convento São Francisco, entre outros.

O Portugal dos Pequenitos é um parque temático concebido e construído com o objetivo de ser um espaço de carácter lúdico, pedagógico e também, claro, turístico e emblemático para a cidade de Coimbra. O espaço do parque pretende mostrar alguns dos principais aspetos da cultura portuguesa bem como do património português de Norte a Sul do país e também espalhado um pouco por todo o mundo. O Portugal dos Pequenitos foi fundado ou melhor, a sua construção começou a ser feita quando decorria o ano de 1938, por ideia e iniciativa do professor Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa, que era mais conhecido (e ainda é) apenas por Bissaya Barreto, um professor de Medicina da Universidade de Coimbra, que deu nome à Maternidade Bissaya Barreto, também na mesma cidade. Bissaya Barreto impulsionou muitas obras importantes para o país e para a cidade de Coimbra tais como os Sanatórios de Celas e dos Covões, o Hospital Pediátrico de Coimbra, o Hospital da Universidade, o Hospital Sobral Cid, a maternidade acima referida, o Hospital Rovisco Pais, etc. Bissaya Barreto criou ainda a Escola Normal Social e o Portugal dos Pequenitos. O projeto para a obra esteve a cargo do arquiteto Cassiano Branco, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX em Portugal, responsável por obras como por exemplo o Coliseu da cidade do Porto ou o Cinema Império. A obra começou durante o ano de 1938 mas só no dia oito do mês de junho do ano de 1940, dois anos depois, é que foi inaugurado o parque Portugal dos Pequenitos.

Portugal dos Pequenitos 1

Portugal dos Pequenitos 2

Construção do Portugal dos Pequenitos

A construção do parque temático aconteceu em três fases e a sua arquitetura foi fortemente envolvida pelo espírito idealista e nacionalista do Estado Novo Português:

  • A primeira fase aconteceu entre os anos de 1938 e de 1940, foi quando foram construídas um conjunto de casas regionais portuguesas em miniatura (assim como todo o parque): solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas das várias regiões do país com pomares, hortas e jardins. Com capelas, azenhas e pelourinhos. Neste conjunto está presente uma parte dedicada à cidade de Coimbra com os monumentos mais importantes da cidade.
  • A segunda fase pode ser denominada por «área monumental» do parque Portugal dos Pequenitos» e é um espaço pensado para ilustrar os monumentos mais representativos de Portugal de Norte a Sul do país.
  • A terceira fase foi concluída no ano de 1950 e já engloba a representação monumental e etnográfica das províncias ultramarinas de Portugal em África, no Brasil, em Macau, do Estado Português da índia e de Timor Português, representando assim Portugal pelo Mundo. Nesta fase foram também incluídas no parque representações dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O parque Portugal dos Pequenitos pode ser visitado por qualquer pessoa mediante compra de bilhete e é muito procurado por grupos de escolas. Caracteriza-se por apresentar construções em escala reduzida que representam por sua vez os monumentos e outros símbolos relacionados com a cultura e o património português em Portugal e no Mundo. Nos dias de hoje organiza-se em sete zonas diferentes:

  • Países de Língua Oficial Portuguesa
  • Portugal Insular – Açores e Madeira
  • Portugal Monumental
  • Coimbra
  • Casas Regionais
  • Casa da Criança
  • Parque Infantil
574 Visualizações 1 Total
574 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.