Museu Internacional de Escultura Contemporânea

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea localiza-se em Santo Tirso. Inaugurado em 1997, este é o único museu de escultura ao ar livre em Portugal. 

Com este espaço museológico pretende-se dar a conhecer uma coleção de mais de 50 esculturas ao ar livre, distribuídas pelos espaços verdes e jardins da cidade. 

História do Museu 

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea surgiu a partir de uma proposta do escultor Alberto Carneiro ao município de Santo Tirso. Apresentada em 1990, esta proposta visava a realização de simpósios de escultura com temáticas ligadas à arte contemporânea, nomeadamente à escultura pública. Realizam-se quatro simpósios de escultura e a 20 de novembro de 19996 é aprovada a constituição do museu. 

A inauguração formal aconteceu em 1997. Pretende-se que este seja um espaço de diálogo e confronto de várias correntes artísticas contemporâneas, mas também um espaço de divulgação e debate da escultura pública. 

O museu é definido pelo perímetro urbano da cidade, o que permite uma visita autónoma e livre, mas também o fortalecimento da relação entre as peças e a sua envolvente. Assim, pelos jardins da cidade estão dispostas as obras resultantes das dez edições dos simpósios de escultura que se realizaram entre 1991 e 2015. Consequência da necessidade de intervenção no Museu Municipal Abade Pedrosa, instalado no Mosteiro de Santo Tirso, mas também da necessidade de criação de um espaço de acolhimento para o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a Câmara Municipal de Santo Tirso encomendou estes projetos aos arquitetos Eduardo Souto e Moura e Álvaro Siza, concentrando-os no mesmo local

Museu Internacional de Escultura Contemporânea

Acervo museológico

Atualmente o acervo museológico do Museu de Escultura Internacional de Santo Tirso tem 54 esculturas organizadas em seis núcleos principais:

  1. Parque D. Maria II e jardins adjacentes
  2. Praça do Município
  3. Parque dos Carvalhais
  4. Praça Camilo Castelo Branco
  5. Parque Urbano da Rabada
  6. Parque Urbano de Gião

Alguns dos artistas presentes no museu são Arghira Calinescu, Rafael Canogar, Denis Monfleur, Pierre Marie Lejeune, José Aurélio, Miquel Navarro, Pino Castagna, Philippe Perrin, Carlos Nogueira, Wang Keping, Peter Klasen, entre outros. 

240 Visualizações 1 Total
240 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.