Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Museu do Vinho localiza-se no antigo Convento das Carmelitas, na freguesia e concelho de Madalena, na ilha do Pico. Esta cidade foi eleita Capital Portuguesa do Vinho em 2017.
Neste espaço museológico, inaugurado em 1999, conta-se a história do vinho desde a introdução da cultura, passando pelos tempos áureos até à sua queda. É possível fazer visitas às vinhas e prova de vinhos. A visita ao museu tem o custo de dois euros.
É uma extensão do Museu do Pico, representando um dos elementos mais importantes da história e da economia da ilha.
Características do Museu do Vinho
Nas instalações de um antigo convento carmelita dos séculos XVII/XVIII, o Museu do Vinho do Pico alberga uma adega, o alambique e uma mata de dragoeiros. Exibe prensas, peças etnográficas, barris e outros objetos diretamente relacionados com a produção tradicional do vinho e do conhaque.
Um dos locais mais bonitos é um miradouro com hectares de vinha tradicional. Aqui a videira é cultivada em campos de lava, rochas ricas em potássio, previamente escavadas e dotadas de uma camada de terra. As vinhas estão rodeadas por muros para proteger as plantações dos ventos, mas também para absorver a humidade e manter uma temperatura constante.
O jardim do Museu do Vinho tem várias árvores dragão, uma com mais de 400 anos.
Durante o mês de setembro é possível participar nas vindimas.
Assim, em suma, 0 Museu do Vinho tem as seguintes áreas:
- Casa Conventual dos Carmelitas
- Edifício dos Alambiques/Receção
- Edifício do Lagar
- Mirante e Vinha
- Mata de Dragoeiros