Museu do Calçado

Apresentação do Museu do Calçado: exposições e características

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Museu do Calçado retrata a memória da indústria do Calçado em São João da Madeira. Além disso, também reflete a importância do design de calçado em Portugal no século XX. Sendo um museu de passado e futuro, também se apontam os caminhos tecnológicos e criativos mais recentes. Em suma, neste espaço museológico conta-se a história do calçado ao longo do tempo. 

O local é inovador no panorama museológico nacional, uma vez que, mais do que uma exposição de artefactos, o Museu do Calçado define-se como um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação. 

O museu está orientado para a história desta indústria e para o design do calçado. Nasceu no interior do antigo edifício da empresa OLIVA, um marco na metalurgia pesada portuguesa. Esta fábrica foi fundada em 1925 por António José Pinto de Oliveira. Ao longo dos anos, dali saíram alfaias agrícolas, forjas portáteis, equipamento para a indústria da chapelaria, tornos de bancadas e tantos outros equipamentos. 

Museu do Calçado

Exposições do Museu do Calçado

O Museu do Calçado tem exposições de longa duração e exposições temporárias. Na exposição permanente conta-se a história da produção do calçado, desde a oficina às grandes fábricas, mas também a evolução do sapato ao longo do tempo e a realidade de design do calçado na atualidade. 

O museu está dividido em cinco áreas fundamentais: 

  1. Fabrico tradicional
  2. Produção industrial
  3. Evolução dos sapatos desde a pré-história até ao final do século XX
  4. Sapatos produzidos por designers mundiais 
  5. Produção artística contemporânea

Paralelamente, o museu tem exposições temporárias que variam ao longo do tempo.

192 Visualizações 1 Total
192 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.