Igreja da Serra do Pilar

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Igreja da Serra do Pilar, também conhecida por Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar, localiza-se sobranceira ao rio Douro, numa elevação conhecida por Serra do Pilar. Localiza-se na freguesia de Santa Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, em Portugal. 

O mosteiro foi criado após a reforma da Ordem dos Agostinianos. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910. Juntamente com o Centro Histórico do Porto, a Igreja da Serra do Pilar está classificada como Património Mundial da UNESCO. 

História da Igreja da Serra do Pilar

O mosteiro surgiu da necessidade de transferir a comunidade do Mosteiro de São Salvador de Grijó (que se encontravam bastante degradados) para um local próximo do Porto. A origem da iniciativa data de 1527, mas a construção começou apenas em 1538, com um projeto da autoria de Diogo de Castilho e João de Ruão. Os monges foram transferidos para umas instalações provisórias quatro anos depois. A igreja primitiva foi sagrada em 1544. A parte essencial do mosteiro ficou concluída em 1564 e o claustro foi finalizado em 1583. No entanto, a configuração original do mosteiro durou pouco. Em 1597 iniciou-se a edificação de uma nova igreja, uma vez que a anterior era demasiado pequena. A construção terminou apenas entre 1669 e 1672. A inauguração aconteceu a 17 de julho de 1672. 

O mosteiro teve um papel importante em termos militares, principalmente durante as invasões francesas e o Cerco do Porto, levando à construção de um sistema fortificado. Contudo, o espaço ficou bastante danificado e ao longo dos anos tendo sido levadas a cabo várias obras de requalificação. 

Ao longo da sua história teve várias denominações. O nome atual tem origem na devoção à Virgem do Pilar. 

A Igreja da Serra do Pilar é acessível ao público desde 2012. Do miradouro localizado em frente à igreja é possível observar uma vista fantástica sobre a ribeira do rio Douro até à Ponte da Arrábida, assim como a Sé do Porto e a Ponte D. Luís I

Mosteiro da Serra do Pilar

Características

Este mosteiro é um exemplar único da adaptação da construção monástica à arquitetura civil. Neste conjunto edificado encontram-se elementos típicos do renascimento e do maneirismo. É constituído por um núcleo central que inclui a igreja, a capela-mor e o retro coro e o claustro, as duas alas. 

A igreja e o claustro caracterizam-se pela forma invulgar, uma vez que a planta é circular e praticamente uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda, em Roma. A igreja tem uma abóbada rodeada por um varandim com 36 colunas jónicas. No seu interior destacam-se as esculturas de madeira setecentistas, figurando Santa Eulália, Santa Apolónia e Santo Agostinho. Além disso, também pode observar os retábulos de talha dourada, com colunas salomónicas.

O visitante pode subir mais de 100 degraus até ao zimbório e desfrutar da varanda de 360º que rodeia a cúpula. 

241 Visualizações 1 Total
241 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.