Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Fluviário de Mora é um aquário público que se dedica aos ecossistemas de água doce. Este espaço foi inaugurado a 21 de março de 2007 no Parque Ecológico do Gameiro, na freguesia de Cabeção, no concelho de Mora. Na altura era o primeiro aquário de água doce da Europa.
O fluviário privilegia o conhecimento da diversidade, da importância e da relação com a Humanidade dos ecossistemas de água doce. Ao longo da visita os turistas podem conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal desde a nascente até à foz, assim como outras que ocorrem na Península Ibérica. Além de dar conhecer as espécies, o fluviário promove o conhecimento e sensibiliza para a importância de cuidar da água e da vida.
Uma visita a este local permite observar diferentes espécies de fauna e flora que ocorrem em rios e lagos. As exposições encontram-se organizadas por biótipos. A exposição de habitats percorre o percurso de um rio. Além disso, existe ainda uma galeria de habitats exóticos. Algumas das espécies que é possível observar são:
- Cágado-mediterrânico
- Achigã
- Anaconda-amarela
- Barbo-comum
- Boga-comum
- Bordalo
- Góbio
- Dourada
- Esturjão
- Cumba
- Lontra-de-garras pequenas
- Lontra-europeia
- Panjorca
- Axolotle
- Peixe-gato africano
- Perca-sol
- Perereca-venenosa-de faixa-amarela
- Piranha-vermelha
- Raia curva
Na zona envolve ao Fluviário de Mora está o Parque Ecológico do Gameiro, equipado com parque de merendas, parque de campismo, parque infantil, praia fluvial, passadiço de madeira ao longo da ribeira da Raia, campo de jogos e Centro de Interpretação Ambiental.