Estuário do Rio Minho

Apresentação do Estuário do Rio Minho: localização geográfica e características deste estuário candidato a Paisagem Cultural da UNESCO

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O estuário do Rio Minho localiza-se no extremo noroeste de Portugal Continental. Forma a fronteira com a região espanhola da Galiza. É contíguo à vila de Caminha

O estuário assume-se como um ponto fulcral em termos de beleza paisagística e riqueza de biodiversidade. Aqui é possível observar espécies únicas e paisagens belíssimas. 

Tendo em conta a sua importância ambiental, esta área está classificada como Zona de Proteção Especial para as Aves e como Sítio de Importância Comunitária. 

Em 2015 as câmaras de Caminha e de La Guardia, na Galiza, iniciaram um processo de candidatura do estuário do rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO. Nesse ano a candidatura foi apresentada ao ministro da Cultura, sendo uma “etapa importante no reconhecimento mundial de um património comum”, mencionou a autarquia em comunicado. 

Rio Minho_Caminha

By Harpagornis – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=49097080

Características do Estuário do Rio Minho

O rio Minho é um rio partilhado por Portugal e Espanha. Nasce no país vizinho a Portugal, na serra da Meira, a mais de 700 metros de altitude. Desagua em Portugal, no oceano Atlântico, frente a Caminha e La Guardia. Faz um percurso de cerca de 300 quilómetros. O estuário do rio Minho, juntamente com a embocadura do rio Coura, abrange uma área de 3,4 quilómetros quadrados. Destaca-se como uma zona húmida de grande valor ecológico. 

A junção dos rios Coura e Minho e as características climáticas da região permitem a existência de uma enorme variedade de habitats, assim como de espécies. Estimam-se que existam cerca de 26 espécies diferentes nesta zona. Da lontra ao salmão, passando pelo robalo mas também pelas aves, são muitas as espécies que se podem observar no estuário do rio Minho. As aves são das espécies mais procuradas, nomeadamente as garças-brancas, as garças-reais, os borrelhos, os corvos marinhos, os pilritos, as rolas-do-mar, patos e gaivotas. 

O Homem foi também atraído a esta região. Assim, ainda hoje as comunidades piscatórias estão muito presentes e utilizam utensílios característicos, como as gamelas e os carochos. 

205 Visualizações 1 Total
205 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.