Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Citânia de Santa Luzia, ou as ruínas da cidade velha de Santa Luzia, é uma citânia localizada na freguesia de Areosa, no concelho e distrito de Viana do Castelo.
Este local está classificado como Monumento Nacional.
A citânia tem uma localização estratégica na paisagem que lhe permitia dominar as vastas áreas da zona litoral ribeirinha, mas também controlar o movimento de entradas e saídas na Foz do Lima que na Antiguidade seria navegável em grande parte do seu curso. Esta estrutura é atribuída à Idade do Ferro da região Norte de Portugal, tal como a Citânia de Briteiros e a Cividade de Âncora. Conhecida localmente como “cidade velha”, é um dos castros mais conhecidos da região.
Está delimitado por três linhas de muralha complementadas por torreões e dois fossos. A distribuição das estruturas permite determinar momentos distintos de ocupação. O registo da existência destas ruínas reporta-se, pelo menos, ao século XVII.
Na atualidade o monumento está dotado de estruturas e meios de acolhimento ao público, nomeadamente Centro Interpretativo, Loja e Guia. Podem ser feitas visitas guiadas sob marcação. A visita individual à Citânia de Santa Luzia tem o custo de dois euros.