Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Castelo de Nisa situa-se na freguesia de Nossa Senhora da Graça, no concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.
Esta fortificação é composta por um castelo e cerca urbana, medieval, que foi construída no século XIII pela Ordem do Templários.
História do Castelo de Nisa
Nisa sucedeu a chamada Nisa-a-Velha, no final do século XIII. Nesta localidade terá existido um antigo castelo que remontaria à época da Reconquista Cristã da Península Ibérica.
Durante o seu reinado, D. Dinis mandou reerguer a vila. Assim, também o seu castelo teve obras de reconstrução a cargo dos cavaleiros da Ordem dos Templários, direcionados pelo seu mestre D. Lourenço Martins. Os trabalhos ficaram concluídos em 1296. Após a extinção da Ordem, os domínios passaram para a Ordem de Cristo.
Com o passar dos anos, também consequência do crescimento urbano, o castelo foi ficando em ruínas. Estas foram classificada como Monumento Nacional a 4 de julho de 1922.
Características do monumento
O castelo de Nisa correspondia a um exemplar de arquitetura militar medieval de enquadramento urbano. O castelo templário apresentava as suas muralhas amparadas por seis torres, rasgadas por seis portas. O castelo seria constituído por uma muralha extensa de granito reforçada por torres. Dominava a torre de menagem e uma barbacã.
Contudo, pouco restou deste conjunto até ao dias de hoje. Atualmente, além de alguns troços das antigas muralhas, é possível observar duas das seis portas:
- Porta da Vila: em arco de volta redonda, flanqueada por dois torreões ameados;
- Porta de Montalvão: em arco apontado, junto a outra torre;