Castelo de Mogadouro

Apresentação do Castelo de Mogadouro: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento militar

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Castelo de Mogadouro situa-se na freguesia, povoação e concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, em Portugal. 

Localizado na zona norte da serra de Mogadouro, o castelo foi um importante ponto estratégico no início da nacionalidade. Foi Comenda da Ordem dos Templários e posteriormente sucedido pela Ordem de Cristo. 

A 2 de janeiro de 1946 foi classificado como Monumento Nacional. Ao longo dos anos tem sido alvo de obras de restauro. Atualmente conservam-se apenas dois panos de muralha, a torre de menagem e a torre do relógio. A visita à torre de menagem pode ser feita mediante marcação. 

História do Castelo de Mogadouro

A ocupação deste local remonta a um castro pré-histórico que terá sido romanizado. Além disso, é possível observar alguns vestígios da ocupação dos Visigodos e dos Muçulmanos. 

Esta região foi palco de várias batalhas durante a Reconquista Cristã da Península Ibérica. Com os castelos de Pena Róias, Algoso, Miranda do Douro, Vimioso e Outeiro de Miranda integrou a primeira linha de defesa do nordeste de Portugal. 

Em 1145, com o objetivo de defender ativamente Coimbra, D. Afonso Henriques entregou os domínios de várias localidades à Ordem dos Templários. Mogadouro foi uma delas. É neste contexto que é erguido o castelo de Mogadouro, entre 1160 e 1165. Com a extinção da ordem em 1311, os seus domínios passaram para a Ordem de Cristo. 

O Castelo de Mogadouro sofreu reparos durante o reinado de D. João II. A vila e o castelo estão figurados por Duarte de Armas, numa altura em que o castelo estava bem conservado. Os Távoras foram alcaides-mores do castelo. Com o seu fim, o castelo foi progressivamente abandonado e caiu em ruínas. 

Castelo de Mogadouro

Por Carlos Cunha, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53143065

Características do monumento

Este castelo é um exemplo típico da arquitetura militar medieval. Construído em xisto argamassado com barro, conservam-se dois panos de muralha, um deles ligado à torre de menagem e a um cubelo. 

A torre de menagem tem planta quadrangular. Ao lado desta, uma outra torre de construção mais recente, também com planta quadrada. Esta segunda torre apresenta cantaria nos vértices e é a torre do relógio. É dividida internamente em três pavimentos, sendo que o último está preparado para receber sinos e é rematado em pirâmide. A torre do relógio é encimada nos vértices por quatro pináculos de granito. 

192 Visualizações 1 Total
192 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.