Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Aquamuseu do rio Minho localiza-se junto à margem do rio Minho, numa envolvente natural do concelho Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo.
Este espaço aberto ao público desde 13 de julho de 2005 transporta para quatro paredes a riqueza do rio Minho e a sua influência local.
O Aquamuseu é um projeto da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira que nasceu de uma proposta apresentada pelo Doutor Carlos Antunes em 1991 com o objetivo de criar um equipamento público que promovesse e divulgasse o património natural e cultural associado ao rio Minho.
Com a colaboração de várias instituições o espaço abriu portas em 2005 e já se afirmou como um dos principais polos de atração turística do concelho, alcançando cerca de 25 mil visitantes por ano.
Este espaço museológico tem como principais objetivos:
- Divulgar o património natural e cultural associado ao rio Minho, através de uma exposição permanente presente no Aquário do Rio Minho e no Museu das Pescas, mas também através de exposições temporárias;
- Atividades didático-culturais desenvolvidas com grupos escolares;
- Investigação em colaboração com instituições de investigação nacionais e internacionais;
O Aquário do Rio Minho é um dos principais espaços. Em aquários com volumes entre os 1200 e os 6000 litros pode conhecer os biótipos mais representativos deste rio desde a nascente até à foz, nomeadamente trutas, bogas, salmão, lampreia, ruivaco, pimpão, tainhas, solhas e peixe-rei. Outro dos espaços de relevo é o lontrário, onde vive a lontra, um mamífero presente na bacia hidrográfica do rio Minho e que é crucial preservar. Neste lontrário vivem duas lontras: Eureka e Einstein.
À entrada do Aquamuseu o visitante pode encontrar uma vasta área expositiva que mantém viva a atividade da população ribeirinha em relação à pesca artesanal, nomeadamente a construção dos barcos, a manutenção das redes, as diferentes artes de pesca e os utensílios utilizados.