Parque Estadual Lagamar de Cananéia

O Parque Estadual do Lagamar de Cananéia é um parque de conservação ecológica, criado em 2008 pela Lei Estadual no 12.810/2008 que instituiu Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, juntamente com outras 13 Unidades de Conservação. Possui uma área total de 40.758,64 hectares localizados no litoral sul do estado de São Paulo entre os municípios de Cananéia e Jacupiranga, a 250 km da capital.

O parque está inserido na região do Vale do Ribeira e do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que é considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. Integra ainda o Mosaico de Unidades de Conservação do Lagamar, instituído pela Portaria n° 150/2006 do Ministério do Meio Ambiente, e foi reconhecido pela UNESCO como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Sítio do Património Natural da Humanidade.

Por ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o parque busca atingir objetivos, como a preservação dos ecossistemas e da diversidade genética e a pesquisa científica, além das atividades de educação ambiental e ecoturismo. Pesquisas realizadas no setor sul do parque identificaram a ocorrência do Mico-Leão-da-Cara-Preta Leontopithecus caissara Lorini & Persson, 1990, espécie criticamente em perigo de extinção, endêmica da Mata Atlântica que ocorre somente na planície costeira do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nos municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP).

599 Visualizações 2 Total
599 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.