Thor

Thor na mitologia nórdica é o Deus do trovão.

Thor na mitologia nórdica é o deus do trovão, das tempestades, das árvores de carvalho sendo o mais forte de todos os deuses de Asgard. Filho de Odin e Fjorgyn é uma divindade associada à força e protecção. Thor é descrito como um homem musculado de cabelos e barba ruivos. É uma das figuras mais proeminentes da mitologia nórdica entre os povos germânicos e escandinavos antes da conversão ao cristianismo. Thor é o arquétipo do guerreiro honrado, leal e corajoso, ou seja o ideal de homem que todos os guerreiros almejavam alcançar. Ele é o principal defensor dos deuses de Aesir nas suas lutas contra os gigantes que não raras vezes ameaçavam a paz em Asgard.

Thor

Thor como era descrito na mitologia nórdica.

Embora seja o mais forte dos deuses não é de todo o mais inteligente e são vários os contos onde é enganado pelos seus inimigos. Quando percebe que é enganado ergue o seu martelo, Mjolnir, e solta a sua raiva na forma de trovoadas. Thor luta diversas vezes contra os gigantes com o martelo Mjolnir, o cinto de poder Megingjoro e as luvas de ferro Jarngreipr. A sua coragem e sentido de dever são inabaláveis. Para os escandinavos enquanto Thor representava o trovão, o seu martelo representava os relâmpagos que surgiam no céu sempre que ele lutava contra os gigantes montado na sua carroça puxada por cabras.

A força das tempestades

O inimigo mais conhecido de Thor é Jormungand, uma serpente marítima gigante que envolve toda a civilização humana de Midgard. Um dos contos mitológicos referem que Thor tentou pescar Jormungand, mas foi impedido pelos deuses por receio do poder da serpente. Thor e Jormungand têm o seu confronto final durante o Ragnarok morrendo ambos em batalha.

Thor vive em Asgard com a mulher Sif num local chamado Thrudheim, que significa “Local de Grandiosidade”. É um palácio com mais de 540 quartos e o maior de Asgard. Thor e Sif têm dois filho, Trud e Modi, mas também um rapaz adoptado chamado Ullr. Além disso Thor tem um filho chamado Magni com uma gigante chamada Jarnsaxa. Thialfi e Roskva são os seus servos.

As cabras que puxam a carroça de Thor são Tanngniost e Tanngrisnir. Dizia-se que as pessoas conseguiam ouvir o som das rodas e ver as faíscas no céu sempre que este passava. Quando ficava longe de casa durante mais que um dia, ele próprio cozinhava as suas cabras, mas voltava a dar-lhes vida no dia seguinte com recurso ao martelo Mjolnir. O martelo tinha diversas funções. Além de conseguir disparar raios de electricidade, era também capaz de destruir montanhas. Mjolnir tinha ainda a capacidade de seguir e atingir qualquer alvo. Assim que o martelo voava contra o inimigo, voltava automaticamente para as suas mãos. Tanto podia ser usado para destruir e matar, como para reviver pessoas ou animais. Era também usado em cerimónias e podia reduzir de tamanho para caber dentro da camisola de Thor. Mjolnir foi forjado pelos anões Brokkr e Eitri.

As escrituras que sobreviveram ao tempo demonstram que Thor era venerado em inúmeros locais e para as mais diversas situações, desde bênçãos para a construção de casas em terrenos, protecção para as colheitas e até para estabilidade nos casamentos. O martelo era também símbolo desta venerações pois acreditava-se que as duas propriedades eram uma só e para a purificação de algo era necessário que outro elemento fosse destruído ou abdicado.

O Deus do povo

Visto como modelo dos guerreiros e defensores da ordem, Thor também era um dos deuses protectores da fertilidade e agricultura. Como um Deus dos céus e trovões era associado ás épocas da chuva essenciais para as colheitas. A sua mulher Sif era conhecida pelos cabelos loiros que representavam os campos de trigo. A sua união era uma ligação divina entre um Deus dos céus e uma deusa da terra que representavam o casamento perfeito para a prosperidade.
Associado ás virtudes do povo, o seu papel contrastava com o do seu pai Odin, que era associado às elites, pessoas de poder e governadores. Odin era visto pela sua sabedoria, poder e criatividade. A saga de Eddas mostra que a relação entre ambos era instável. Odin conferiu bênçãos a um herói chamado Starkaor e cada bênção correspondia a uma maldição para Thor.

Odin afirmava que os que morriam em batalha por ele eram nobres e os que morriam por Thor eram a plebe. No entanto isso tornou-o mais popular entre o povo durante a era dos Vikings. Mesmo quando os cristãos chegaram às colónias viking da Escandinávia, o povo tolerava a presença do Deus cristão. No entanto quando os nórdicos perceberam que os cristãos queriam erradicar as suas tradições religiosas, a retaliação foi feita em nome do Deus do povo neste caso Thor. Embora no final a presença do cristianismo tenha feito sucumbir as velhas tradições, foram encontrados inúmeros pendentes feitos à imagem do martelo de Thor como símbolo dessa devoção.

Principais deuses da Mitologia Nórdica

| Odin | Thor | Loki | Tyr | Njord | Frey | Baldur | Heimdall | Freya | Frigga |

1248 Visualizações 1 Total
1248 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.